1 de fevereiro de 2013

Fábrica da Coopavel produz mais de 190 mil t de fertilizantes ao ano

 

Rogério Rizzardi, gerente da Coopavel / Foto: Divulgação.

Considerado como um dos insumos fundamentais para o desenvolvimento na cultura, o Fertilizante Coopavel tem recebido constantemente melhores condições em suas formulações, gerando mais qualidade para uso nas propriedades. No entanto, é necessário que o produtor tenha atenção e saiba escolher o produto que sua lavoura realmente necessita, para isso, a cooperativa tem tido preocupação na busca de melhorar cada vez mais a qualidade de seus insumos.

De acordo com o Gerente da Coopavel, Rogério Rizzardi, a cooperativa investe cada vez mais em tecnologias no setor de fertilizantes. “Estamos sempre inovando, buscando novos polímeros para cobertura do adubo e introduzir todos os micronutrientes para que estejam em toda a massa, com polímero adequado, tudo no mais curto prazo”. O gerente revelou que, num futuro próximo será utilizado produtos com liberação gradativa e uma série de inovações favoráveis que virá para melhorar a produtividade.

Qualidade
A Coopavel é uma das empresas que busca ter a melhor qualidade de fertilizantes do Brasil, produzindo para os associados, utilizando somente matérias primas para a produção, sem uso de enchimentos. “Procuramos alavancar a estrutura de conhecimento do produto para que os produtores conheçam o que se usa”, disse Rizzardi. É importante que o produtor saiba usar não só o NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), mas também se ater a outras situações como: se preocupar com o Enxofre, Zinco, Manganês, Cálcio, Cobre e Boro, pois para o adubo ter maior rendimento é necessário que contenha todos os nutrientes.

Aplicação
O produtor Herlon Zardo adquire o Fertilizante Coopavel à 10 anos e contou que não troca de marca de forma alguma. “Sei de onde vem a matéria prima. Conheço a aqulidade do produto e já conheci até mesmo o processo de fabricação. Tudo isso influencia na hora da aquisição do produto”, destacou Zardo. “O produtor deve inserir em sua lavoura a quantidade correta de fertilizantes, de forma equilibrada. Na medida em que conseguir seguir esse método, ele alcançará um resultado positivo em sua propriedade”, explicou.

O gerente comparou a planta com a vida humana, dizendo que há necessidade de se ter uma vida saudável e obter alimentação adequada para obter um melhor resultado na atividade.

Ganhos

Na comunidade de Centralito em Cascavel, Haroldo Stoker, é produtor cooperativista e tem 100% de participação na Coopavel. Stoker revelou que entrega e adquire produtos na cooperativa. “Só tenho a ganhar. Estou atento às tecnologias e procuro inovar nas ações que envolvem minha produção”, contou o produtor. Nascido em família de agricultores, Haroldo é associado da Coopavel há 31 anos e lembrou a época em que comprava adubos e sementes na cooperativa. “Parece que foi ontem quando eu e meu pai comprávamos juntos os insumos na Coopavel”, lembrou.

O produtor possui uma área de 100 hectares, e revelou que utiliza em média 300 kg de fertilizantes por hectare, o que corresponde a 30 toneladas por safra. Em cada safra Haroldo procura aplicar as mais novas tecnologias encontradas no mercado – para ele – o Show Rural Coopavel que acontece todos os anos tem sido uma referência na busca de melhorias para atividade agropecuária.

O produtor sente tranquilidade quando adquiri o fertilizante Coopavel, que adota métodos seguros de qualidade. A ideia da cooperativa é criar uma indústria moderna que esteja adaptada a se produzir com mais segurança e informatização. Com isso, a Coopavel deverá alavancar mais 50 mil toneladas no mercado externo buscando um número próprio para a fábrica – pretendendo produzir 180 mil toneladas de fertilizantes no ano.

A produção ocorre conforme solicitações das unidades e clientes – que em seguida entra no processo de produção na indústria. A produção varia entre 900 a 1.200 toneladas por dia, dependendo dos pedidos.

A Coopavel está localizada na BR 277, km 576, Bairro Centralito, junto ao Terminal Ferroeste em Cascavel. A indústria possui 140 funcionários e importa 70% da matéria prima necessária.

A Coopavel trabalha hoje com 255 formulações, com o objetivo de atender a necessidade dos associados e clientes. Para melhorar a produção a cooperativa gera um acompanhamento, através de agrônomos a fim de detectar a necessidade do solo. A empresa é procurada pelo produtor que busca a melhor formulação com intuito de melhorar sua produtividade.

Toda a matéria prima, passa pelo controle de qualidade, durante a produção segue para o processo de pesagem, através de um sistema computadorizado que recebe os materiais separados, e em seguida quantifica e mistura para a etapa final que é a embalagem em sacas de 50kg e big bag de 1000 kg.

Fonte: Easycoop – Cooperativismo em Revista

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.