Especialista em alimentos, Andreia Dal Pissol, abordará pontos críticos de controle higiênico-sanitário durante “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos”.
O controle higiênico-sanitário no abate de suínos é fundamental para garantir a segurança dos alimentos e a manutenção da saúde pública. Por isso, o tema será debatido durante o “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos”, uma iniciativa do projeto “FACTA na Estrada”, nos dias 19 e 20 de junho, em Cascavel (PR), no auditório do Show Rural Coopavel.
Durante o evento, a Engenheira de Alimentos e gerente Corporativa de Qualidade e Laboratórios da Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora Alimentos, Andreia Dal Pissol, falará sobre o assunto. “As medidas de controle começam nas etapas de criação e pré-abate dos animais, com cuidados nas granjas, jejum, transporte e recebimento dos suínos. No frigorífico, os pontos críticos mais relevantes abrangem desde o processo de abate até o resfriamento das carcaças”, explica.
Ainda, segundo a gerente da Aurora Alimentos, a implementação de protocolos de controle higiênico-sanitários permite conhecer, monitorar e estabelecer medidas preventivas e corretivas para mitigar os riscos no processo produtivo. A avaliação constante dos processos, por meio de análises microbiológicas, embasa a eficácia dos procedimentos adotados e garante a segurança dos alimentos.
“Vamos ainda explorar, durante o simpósio da FACTA, temas como indicadores microbiológicos no monitoramento do processo e a aplicação de tecnologias para reduzir a contaminação gastrointestinal. Esses tópicos complementam as medidas higiênico-sanitárias, reforçando a importância da segurança alimentar e da saúde pública no abate de suínos”, adianta Andreia Dal Pissol.
“FACTA na Estrada” – O Simpósio em Cascavel integra a programação do projeto “FACTA na Estrada”, que já contou com evento em Maringá (PR) sobre manejo e sanidade, e Uberlândia (MG) que foi realizado em maio sobre incubação. No segundo semestre, estão agendados eventos em Chapecó (SC), com foco em matrizes e imunossupressão em aves. “Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da FACTA em disseminar conhecimento e promover a excelência no setor avícola e suinícola em todo o Brasil”, conta o presidente da FACTA, Ariel Mendes.
Confira a programação completa em: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/
Serviço
- Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos
- Data: 19 e 20 de junho de 2024
- Local: Auditório do ShowRural da Coopavel, localizado na Rod BR 277 KM 577, Cascavel (PR)
- Programação completa: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/
- Inscrições: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/inscreva-s
Sobre a FACTA – A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura. Para mais informações acesse: www.facta.org.br