5 de fevereiro de 2013

Etapa Cuiabá do Circuito Feicorte aborda como produzir mais, melhor e com menos

Foto: Divulgação

A primeira etapa do Circuito Feicorte NFT 2013 será em Cuiabá (MT), nos dias 13 e 14 de março, no Centro de Eventos Pantanal, e terá como tema central “A eficiência na produção e na comercialização da carne”.

Em dois dias de workshop serão colocados em discussão aspectos importantes para o aprimoramento da cadeia produtiva da carne. Além das palestras haverá feira de negócios com as principais empresas do setor e um leilão.

“Os próximos 10 anos serão de grandes transformações para a bovinocultura de corte, especialmente na busca por eficiência. A avicultura e a suinocultura estão mais avançadas nesse sentido e daqui para frente a bovinocultura, especialmente de corte, é a que mais vai se desenvolver tecnologicamente, já que a palavra de ordem é produzir mais, melhor e com menos custos”, afirma o coordenador de conteúdo do Circuito Feicorte, Luciano Roppa.

Para ele, há um grande espaço na pecuária na busca por uma rentabilidade melhor com margens condizentes e isso se traduz principalmente no aumento do número de animais criados por hectare. “Considerando que mais de 50% das pastagens brasileiras estão degradadas, para que seja possível aumentar a taxa de lotação para obter mais eficiência na atividade, o uso da tecnologia é fundamental”, ressalta.

A programação do Circuito Feicorte contempla aspectos importantes na busca pela eficiência, apresentado por especialistas de renome, que conduzem discussões, que muitas vezes acabavam sendo realizadas principalmente em São Paulo, durante a Feicorte. “A ideia do Circuito é justamente levar essas informações para o produtor localmente, já que nem todos conseguem se deslocar para participar. O conteúdo é bastante didático, sem palavreado científico, em uma linguagem transparente e acessível ao produtor”, destaca Roppa.

Estão programadas palestras sobre o panorama mundial do mercado de carne, a visão da indústria e do restaurante acerca da produção de carne de qualidade, a influência do clima na pecuária, manejo, reprodução, nutrição, pastagens e sanidade, além de informações do mercado para que o produtor possa avaliar o melhor momento de venda de seu produto. Serão discutidas ainda questões mais macro e polêmicas, como a aprovação do Código Florestal e serão apresentados projetos e cases de sucesso da pecuária matogrossense.

A programação está sendo elaborada em conjunto com a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

“A programação da etapa Cuiabá foi pensada levando em consideração as necessidades e expectativas dos produtores do local e haverá bastante espaço para debates, que muito enriquecem as discussões levantadas e são fundamentais para a compreensão dos temas”, afirma o gestor da NFT Alliance, Alessandro Roppa, que compõe a comissão organizadora do evento.

“Estamos bastante otimistas com a etapa Cuiabá, já que o estado do Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país e enfrenta grandes desafios em termos de produtividade e sustentabilidade. Temos a convicção de que os conhecimentos e discussões gerados pelo Circuito Feicorte contribuirão para a melhora da atividade no estado”, afirma a gerente do Agrocentro, Carla Tuccilio, também da comissão organizadora do Circuito Feicorte NFT.

A etapa Cuiabá do Circuito Feicorte NFT 2013 tem o patrocínio da MSD Saúde Animal, Marfrig Group, DOW, Banco Original, Nutron, Minerva Foods, Vetoquinol Fagra, Ouro Fino, Estância Celeiro, Frialto, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Prodap, Philbro, Rocha, Novanis CRI Genética, Casale e Real H.

Sobre o Circuito Feicorte NFTO Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne anualmente em São Paulo) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal) para levar conhecimento e discussões a importantes praças pecuárias brasileiras.
Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.
Além de Cuiabá, a edição de 2013 do Circuito passará pelas cidades de Palmas (TO) de 07 a 11 de maio, Campo Grande (MS) em 30 e 31 de julho, Ji-Paraná (RO) de 03 a 04 de outubro e Paragominas (PA) nos dias 07 e 08 de novembro.

Mais informações: www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte

Fonte: Attualle Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.