23 de agosto de 2011

Estado lança 29ª Câmara Setorial e mais dois selos de qualidade

 

Mônika Bergamaschi

Os produtores paulistas vão contar, a partir do próximo dia 24 de agosto (quarta-feira), com mais uma Câmara Setorial – a de Insumos Agrícolas, além dos selos de qualidade Produto de São Paulo da pecuária bovina de corte e do avestruz. A abertura do evento que marca os lançamentos, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, ocasião em que membros de todas as Câmaras Setoriais também se reúnem com a secretária Mônika Bergamaschi pela primeira vez.

Vão compor a mesa a secretária de Agricultura, o secretário-adjunto Alberto José Macedo Filho, o responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro), Cleiton Gentili, os presidentes das Câmaras Setoriais de Ratitas, Valmir Brustolin, da Carne Bovina, Alfredo Ferreira Neves Filho, da Carne Suína, Valdomiro Ferreira Júnior, e de Agricultura Ecológica, Ondalva Serrano, os dois últimos atuando como porta-vozes das demais.

Também o diretor-executivo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, que será designado como primeiro presidente da Câmara de Insumos, no ato em que sua criação é oficializada por assinatura de uma resolução por parte da secretária. Será, ainda, entregue o credenciamento para oito produtores de avestruz e assinada a resolução que estabelece a normatização para o Selo de Qualidade da Pecuária de Corte.

Durante o evento será formado um grupo de trabalho para estudo da criação do Selo de Qualidade de Cooperativas e Associações e feita a assinatura do encaminhamento do projeto Gestão de Qualidade nas Propriedades Rurais, a ser colocada em análise para o conselho orientador do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista da Secretaria (Feap). Produtos originados de avestruzes estarão em exposição e serão colocados para degustação.

Criado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº 10.481. de 29 de dezembro de 1999, o selo Produto de São Paulo faz parte do Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais. Tem a participação de quatro certificadoras, nove laboratórios e 12 empresas.

O objetivo é certificar qualidade em uma verificação que inclui todo o processo produtivo, oferecendo um melhor produto e aumentando a competitividade. A adesão ao projeto é voluntária e um organismo certificador segue as normas e padrões de qualidade estabelecidos pela Secretaria e pelas cadeias produtivas reunidas nas Câmaras.

O selo “Avestruz Paulista” vem certificar o sistema de produção, assegurando saúde e bem-estar do animal, bem como a proteção do meio ambiente e as condições de trabalho da propriedade. Já o “Pecuária de Corte” certifica as unidades de produção com base em normas e regulamentos vigentes, assegurando o bem-estar e saúde do animal, proteção ambiental, condições de trabalho na propriedade, segurança dos alimentos e atendendo aos preceitos de boas práticas da produção sustentável de bovinos de corte.

Os produtos já certificados são café (gourmet e superior), carvão, suíno, algodão e cachaça. Em projeto, leite pasteurizado, café verde e batata.

SOBRE AS CÂMARAS
As Câmaras Setoriais dos Agronegócios são fóruns de participação entre as principais cadeias produtivas paulistas com o objetivo de conceber, formular e executar políticas públicas voltadas ao fortalecimento e aumento da competitividade do agronegócio paulista. Com a de insumos, já são 29 em operação, num trabalho encabeçado pela Codeagro.

O presidente da nova câmara, David Roquetti Filho, é engenheiro metalúrgico com 24 anos de experiência profissional, sendo dez como executivo nas empresas Alcan Alumínio do Brasil e Bunge Fertilizantes, e 14 como consultor ou diretor interino de empresas. Atualmente é diretor-executivo da Anda.

SERVIÇO:
Encontro Geral das Câmaras Setoriais
Instalação da Câmara Setorial de Insumos Agrícolas
Lançamento dos Selos de Qualidade Pecuária Bovina de Corte e Avestruz
Formação de grupo de trabalho para estudo da criação do Selo de Qualidade de Cooperativas e Associações
Assinatura do encaminhamento do projeto Gestão de Qualidade nas Propriedades Rurais
Exposição de produtos
Data: 24/8/11
Horário: 9 horas (coffee break); 9h30 (abertura)
Local: Salão Nobre da Secretaria
Av. Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo/SP

Fonte: Assessoria de Comunicação/Secretaria

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.