14 de março de 2013

Encontro reúne criadores participantes do PMGZ em São Paulo

Criadores participantes do PMGZ reúnem-se em Bauru (SP) / Divulgação.

Mais de 120 criadores paulistas foram convidados a participar do 1º Encontro do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), que começará a ser realizado periodicamente em todo o Brasil a partir deste mês de março.

Em São Paulo, o 1º Encontro do PMGZ com a presença dos criadores participantes do programa será realizado em Bauru/SP, no dia 21 de março, a partir das 8h, na Casa do Nelore, localizada no interior do Recinto de Exposições Melo Moraes. “Este será um momento importante para apresentar aos criadores que participam do PMGZ as vantagens e oportunidades que o programa oferece, bem como estreitar o vínculo entre o criador e os técnicos da ABCZ, que estão capacitados para auxiliá-lo no processo de melhoramento genético do rebanho”, comenta Carlos Henrique Cavallari Machado, superintendente Técnico Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

Na pauta do encontro estão palestras teóricas sobre as principais ferramentas do PMGZ, como por exemplo, a consulta às tendências genéticas, que permitem ao criador conhecer um pouco mais sobre a evolução de seu rebanho nas 12 características disponibilizadas pelo programa (Peso 120 dias – Efeito Materno, Total Maternal 120 dias, Peso à Desmama, Total Maternal Desmama, Peso Sobreano, Ganho Pré-Desmama, Total Maternal GND, Ganho Pós-Desmama, Idade ao 1º parto, Intervalo 1º e 2º partos, Intervalo em outros partos e Perímetro Escrotal ao Sobreano) e, com isso, apresenta ao criador as fraquezas e fortalezas do rebanho, influenciando decisivamente no momento de escolha do melhor reprodutor a ser utilizado nos acasalamentos.

O evento contará ainda com um momento prático, onde os técnicos de campo da ABCZ em Bauru, sob a supervisão do responsável técnico Eric Costa, farão atendimento individualizado aos criadores para esclarecerem dúvidas.

Outros Encontros do PMGZ já estão previstos para os próximos meses e deverão ser realizados em Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Salvador/BA, Belo Horizonte, Goiânia/GO e Uberaba/MG.

O PMGZ é o principal programa de melhoramento genético de zebuínos do Brasil. Em seu banco de dados constam mais de 6 milhões de animais, 902 criadores participantes e mais de 300 mil matrizes ativas.

Fonte: Site ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.