1 de fevereiro de 2013

Embrapa Informática Agropecuária apresenta tecnologias que facilitam a vida do produtor no Show Rural Coopavel

Foto: Divulgação.

A Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa do Show Rural Coopavel 2013, que ocorre em Cascavel (PR), de 4 a 8 de fevereiro. O evento visa difundir tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Serão expostas tecnologias desenvolvidas pela unidade que buscam fortalecer a informatização, especialmente no setor agropecuário, e disseminar o conhecimento produzido pela empresa à sociedade. No estande da Embrapa vão ser demonstrados os sistemas Agência de Informação Embrapa, Agritempo, Diagnose Virtual, Infoteca-e, Invernada, Planeja e Sisla.

Agência de Informação Embrapa <www.agencia.cnptia.embrapa.br>A Agência de Informação Embrapa possibilita o acesso gratuito ao conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais, planilhas eletrônicas etc. Estão disponíveis informações e resultados de pesquisa relacionados a produtos como cana-de-açúcar, trigo, arroz, feijão, milho, banana, manga, mamona, agronegócio do leite e temas focados em agricultura e meio ambiente, agroenergia, reprodução animal, manejo florestal, sistema plantio direto, tecnologia de alimentos, entre outros.

Agritempo
<www.agritempo.gov.br>O Agritempo é um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversos municípios brasileiros. Resultado de parceria entre diversas instituições nacionais, o Agritempo é um consórcio que organiza e administra um conjunto de mais de 1.300 estações meteorológicas espalhadas pelo País. Os usuários podem fazer consultas à base de dados, que geram boletins agrometeorológicos, mapas e gráficos.

Diagnose Virtual <www.agencia.cnptia.embrapa.br><www.agritempo.gov.br>É um sistema para diagnóstico remoto de doenças, que permite identificar doenças de milho, feijão e soja. Pela internet, o produtor pode registrar os sintomas detectados em sua cultura, respondendo questões colocadas pelo sistema, como em que parte da planta a doença se manifesta, qual é a cor e o formato da lesão etc. Dessa forma, é possível detectar o tipo de doença e as possíveis medidas de controle. O Diagnose Virtual também permite que os usuários entrem em contato com os fitopatologistas da Embrapa, por meio de correio eletrônico, chat, lista de discussão, entre outros.

Infoteca-e <www.infoteca.cnptia.embrapa.br>A Infoteca-e – Informação Tecnológica em Agricultura é um serviço coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília), que reúne e permite acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias produzidas pela empresa. Suas coleções são formadas por publicações editadas pela Embrapa, além de áudios e vídeos sobre as mais diversas áreas de atuação da instituição.

Invernada <www.invernada.cnptia.embrapa.br>O software Invernada é uma ferramenta para planejamento da produção de bovinos de corte, disponível para download na internet mediante o prévio preenchimento de um cadastro com dados básicos. A tecnologia destaca-se pela agregação de modelos matemáticos que permitem simular diversos cenários para o sistema de produção. Os recursos tecnológicos auxiliam nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, dinâmica de crescimento dos animais e otimização de dietas, entre outros.

Planeja <www.planeja.cnptia.embrapa.br>O objetivo do Planeja (Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal) é auxiliar o planejamento e acompanhamento de atividades agrícolas em cada município brasileiro, sendo possível o seu uso em áreas delimitadas fisiograficamente como estado e bacias hidrográficas. O sistema é usado para identificar o perfil agrícola dos municípios, suas atividades e tendências econômicas, a qualidade ambiental e as áreas que necessitam de investimento, como melhoria da malha viária para o escoamento da produção local.

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.