Embrapa apresenta soluções tecnológicas no Rio+Agro 2024

Compartilhe:

xr:d:DAFtsP3XIkY:192,j:6723154962776985993,t:23102017

O Rio+Agro 2024 – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável –  promete levar 15 mil participantes ao Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro, de hoje até o dia 2 de agosto, sexta-feira. A Embrapa integra a comissão científica do evento e apresentará diversas soluções tecnológicas em seu estande. Silvia Massruhá, presidente da Empresa, participa da programação na quarta-feira (31/07). De acordo com os organizadores, o Rio+Agro busca inserir o Rio de Janeiro no circuito mundial de eventos do agronegócio e contribuir para a consolidação do Brasil como a maior potência agroambiental do mundo, proporcionando a troca de experiências e novos negócios sustentáveis na agricultura e pecuária.

Terão tecnologias, projetos ou programas apresentados no estande da Embrapa na Rio+Agro as três unidades da Empresa no Rio de Janeiro – Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Solos –, além da Embrapa Meio Ambiente (SP), Embrapa Soja (PR), Embrapa Gado de Leite (MG) e Embrapa Agricultura Digital (SP). Foram selecionadas iniciativas para gestão de riscos climáticos na agricultura, descarbonização de cadeias produtivas, segurança alimentar, manejo conservacionista do solo e da água, fertilidade dos solos, desenvolvimento de cadeias emergentes, etc.

Especialistas da Embrapa terão participação em diversos painéis do Rio+Agro, contribuindo com os debates científicos do fórum. Na terça-feira (30/7), a partir das 15h30, Christiane Amâncio, chefe geral da Embrapa Agrobiologia, e Daniel Vidal Pérez, chefe geral da Embrapa Solos, participam do painel “Desafios e inovações para a segurança alimentar, hídrica e urbana”. Amâncio falará sobre tecnologias para o desenvolvimento da agricultura urbana e periurbana, enquanto Pérez discutirá sobre o papel da inovação na sustentabilidade da produção de alimentos.

Na quarta-feira (31/7), às 10 horas, Silvia Massruhá estará na mesa de abertura da plenária principal sobre “Inovações e negócios”. A presidente da Embrapa fará uma palestra sobre o papel da ciência e tecnologia tropical para a sustentabilidade agroambiental e os impactos das mudanças climáticas para o mundo.

Também no dia 31/07, a partir das 11h15, Edna Maria Morais Oliveira, chefe geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos, participa do painel “O novo mercado agroalimentar”, trazendo casos de sucesso que mostram a importância da tecnologia de alimentos para a segurança alimentar. Neste mesmo dia, às 11 horas, Gizelle Cristina Bedendo, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Solos, irá moderar o painel “Modelos emergentes de negócios nas cadeias produtivas”, na plenária de inovação.

Gizelle também fará parte do painel “Como integrar o ecossistema de inovação do agronegócio global”, na sexta-feira (02/08), às 11h40, apresentando o projeto do Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio no Rio de Janeiro (PITec Agro). Ainda na quarta-feira, Ronaldo Pereira Oliveira, pesquisador da Embrapa Solos, será o moderador da mesa redonda internacional “Diálogos de líderes de embaixadas, consulados e câmaras de comércio sobre inovação e negócios no setor agroambiental”.

Na quinta-feira (01/08), às 15h15, Mariella Camardelli Uzeda, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, discorre sobre plantas alimentícias não-convencionais (PANCS) e seu papel na segurança alimentar e na economia sustentável, no painel “Os novos caminhos para o agroambiental: uma perspectiva para o futuro sustentável”.

Também no dia 1º de agosto, às 15h30, Gustavo Spadotti Amaral, chefe geral da Embrapa Territorial (SP), fará um panorama agroambiental do Brasil no painel “Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e seus impactos na sustentabilidade agrícola”. No mesmo dia e horário, Pedro Luiz de Freitas, pesquisador da Embrapa Solos, palestra sobre indicadores agro-socioambientais do Brasil no painel sobre “Métricas para o desenvolvimento agroambiental sustentável.

No último dia do evento (02/08), Daniel Pérez modera o painel “Impulsonando o agro”, que mostrará casos de sucesso no agronegócio brasileiro. “Discutiremos a sustentabilidade no agronegócio, mostrando a importância da descarbonização das cadeias produtivas, da rastreabilidade, de como trabalhar com sistemas de produção mais resilientes, a partir do desenvolvimento de tecnologias para adaptação às mudanças climáticas e aos eventos extremos. Mostraremos os impactos dessas tecnologias também para o ambiente urbano, na busca pelo desenvolvimento de cidades mais sustentáveis”, destaca Massruhá.

Serviço:

  • Rio+Agro | Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável
  • De 29/07/24 a 02/08/2024
  • Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro (RJ)
  • Saiba mais sobre inscrições e programação no site oficial do evento: https://www.riomaisagro.com.br/
plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.