18 de fevereiro de 2013

Secretário de Agricultura de MG visita sede da ABCZ

Diretoria da ABCZ recebe secretário Elmiro Nascimento e representantes da EMATER-MG / Foto: M. Furtado (ABCZ).

O presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, recebeu na tarde de sexta-feira (15/2) a visita do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento. O secretário estava acompanhado do presidente da EMATER-MG, Marcelo Lana Franco e dos gerentes regionais da empresa, Gustavo Laterza de Deus (Uberaba), Sérgio Glicério (Patos), Milton Flávio Nunes (Uberlândia) e do coordenador técnico da EMATER/Uberaba, Wilson Marajó. Também participaram da reunião o diretor da ABCZ, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, o superintendente geral, Agrimedes Albino Onório e o gerente de fomento da ABCZ, Lauro Fraga.

Na pauta da reunião, destaque para as ações de promoção do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade do Rebanho Bovino) em todo o estado de Minas Gerais, uma parceria entre o Governo Estadual, a EMATER-MG e a ABCZ. Entre as novidades, está a produção de um documentário que conta a história do Pró-Genética e como o programa beneficiou centenas de pequenos produtores rurais mineiros nos últimos anos. “Precisamos ampliar a divulgação do Pró-Genética e também aumentar o número de touros zebuínos ofertados aos pequenos criadores, uma vez que a demanda é crescente”, ressaltou Elmiro Nascimento.

Outro ponto observado pelo secretário durante a reunião foi a meta de transformar Minas Gerais no principal estado a utilizar recursos do Pronaf para alavancar a agropecuária mineira. “Queremos consolidar cada vez mais o agronegócio no estado e a parceria com a ABCZ é fundamental neste sentido. Quando assumimos a Secretaria, Minas Gerais era o quinto estado que mais utilizava recursos do PRONAF e hoje ocupa o segundo lugar. A meta é alcançarmos a primeira colocação”, garantiu o secretário.

Durante o encontro, o presidente da ABCZ apresentou ainda ao secretário Elmiro Nascimento o projeto da ExpoZebu Dinâmica, um grande dia de campo que será realizado no dia 9 de maio, na Estância “Orestes Prata Tibery Jr”, localizada na rodovia MG-427. Durante a ExpoZebu Dinâmica, a ABCZ e as empresas do Agronegócio farão demonstrações de como a agricultura e a pecuária brasileira estão tecnificadas e modernas. O presidente da ABCZ pediu o apoio do Governo Estadual para realização do evento, bem como indicação de um membro da Secretaria para integrar o conselho gestor e o auxílio na mobilização de produtores para visitar a ExpoZebu Dinâmica.

CITUR
O presidente da ABCZ e o secretário de Estado de Minas Gerais já haviam se encontrado rapidamente na manhã desta sexta-feira durante a inauguração do Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (CITUR), em Uberaba. O prédio, com uma área de sete mil metros quadrados, abrigará a nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, presidido pelo pecuarista Rivaldo Machado Borges Júnior. Os recursos para a obra vieram de uma emenda parlamentar do Deputado Marcos Montes com contrapartida da Prefeitura Municipal. Também estarão sediados no local a AMUR (Associação de Mulheres Rurais) Emater, IMA, Senar.

Fonte: Site ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.