18 de março de 2013

RS: diversificação será o destaque da 13ª Expoagro

Foto: Divulgação.

O tema da diversidade produtiva nas pequenas propriedades que cultivam fumo no Estado será o grande destaque as 13ª Expoagro Afubra, que se inicia no dia 20 de março, no município de Rio Pardo. O coordenador da mostra, Marco Antônio Dornelles, afirma que será realizado um grande debate sobre o tema durante o 5º Fórum de diversificação e atividades rurais. “Temos confiança de que a fumicultura será uma atividade que se manterá ainda por muito tempo, mas não podemos deixar de lado a diversificação, como forma de renda extra”, afirmou.

Entre as atividades que mais têm atraídos os fumicultores, a pecuária leiteira ganha destaque, pelo fato de o leite garantir receita durante todo o mês. “Antes, a produção de leite era alternativa de alimento para a subsistência das famílias. Hoje já é opção importante de renda”, destacou. O aumento do interesse dos produtores pela atividade leiteira fez com que houvesse um incremento no número de animais inscritos na mostra: dos 70 participantes de 2012 para 100 neste ano.

“Existe uma bacia leiteira forte na região do Vale do Taquari, muito próxima do vale do Rio Pardo, o que representa uma boa rede de comercialização”, disse. Durante a Expoagro, serão realizados concursos leiteiros, cursos de manejo e boas práticas de ordenha, áreas demonstrativas de forrageiras para bovinocultura de leite e palestras sobre alimentação de gado leiteiro.

Outra opção de diversificação muito procurada pelos produtores é a criação de ovinos, atividade que tem remunerado bem, em função da alta demanda por carne, frente à oferta reduzida. “Há muitas atividades com foco na criação, como sistema intensivo de produção de ovinos sobre pastoreio rotativo com suplementação, nutrição de ovelhas e cordeiros e sistema visual para controlar parasitas em ovinos”, afirmou o coordenador.

Outro destaque será a realização do painel dobre Educação Rural, com o objetivo de debater formas de manter os agricultores no campo, especialmente os mais jovens. “Hoje, eles são educados para deixar o campo, complicando a questão da disponibilidade de mão de obra nas pequenas propriedades”, apontou. Entre as palestras, Dornelles destacou ainda a realização do 6º Seminário regional de turismo rural, cujo foco será o turismo de base comunitária, com a apresentação do case dos Caminhos Rurais de Porto Alegre. O novo Código Florestal e a regularização ambiental das propriedades rurais será o tema do 2º Fórum Florestal Estadual.

O evento contará com 370 expositores, 20 a mais do que em 2012, incluindo empresas de máquinas e implementos, com a realização de dinâmica de máquinas, orientações sobre prevenção de acidentes, demonstrações de uso da régua de cálculo para pulverizadores, além da demonstração de colheitadeiras, tratores, plantadeiras, cultivadores, pulverizadores, ensiladeiras e implementos de tração animal.

O coordenador explica que a expectativa em relação à comercialização na Expoagro 2013 é muito boa, pelo cenário favorável para o agronegócio como um todo, com preços aquecidos das commodities. “Em 2012, a comercialização total chegou a R$ 30 milhões, valor que deve ser ainda maior neste ano”, disse Dornelles.

Fonte: Jornal do Comércio

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.