23 de novembro de 2011

Desafios da cadeia da soja são discutidos em Goiânia

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro) realizou, ontem (22/11), em Goiânia (GO) o evento intitulado Conexão Campo-Indústria, com apoio da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do País. Na ocasião estiveram reunidos especialistas, produtores, entidades e outros convidados para debaterem questões pertinentes à produção de soja no estado de Goiás.

A soja, principal commodity produzida no Estado, centralizou boa parte as discussões, numa tentativa de apontar os desafios e oportunidades da cadeia produtiva, bem como os avanços em biotecnologia. Outro ponto de discussão foi a produção agrícola sustentável.

Entre os convidados e como palestrantes, estiveram presentes os pesquisadores da Embrapa Soja, Decio Gazzoni e Carlos Alberto Arrabal e o consultor de sócioecoeficiência da Fundação Espaço ECO (FEE), Fábio Cirilo.

O Conexão Campo-Indústria teve por objetivo unir esforços dos setores público e privado, numa ação conjunta para buscar o sucesso do setor produtivo, a fim de avaliar temas de relevância para a agricultura em Goiás. Durante o evento foi elaborado também um documento acerca dos temas abordados. “Faz parte de nossa estratégia a realização de parcerias que tragam possíveis soluções para os desafios enfrentados pelos produtores rurais. A parceria com a Embrapa e a Seagro tem, justamente, esse objetivo”, argumenta Marcelo Ismael, gerente de Marketing, Estratégia e Técnica da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

O Conexão Campo-Indústria é uma iniciativa do Governo Estadual de Goiás em parceria com várias entidades, entre elas a BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Sobre a SEAGRO

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás é responsável, juntamente com suas vinculadas – Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater pela condução da política agrícola do Estado. Conforme as diretrizes do Governo, as ações serão desenvolvidas em consonância com as demandas da sociedade organizada e participação das principais entidades públicas e privadas ligadas direta ou indiretamente ao setor rural para uma atuação sistêmica, participativa, descentralizada, ágil e eficiente, traçada de maneira a atingir a missão da Seagro: “Contribuir para a promoção social, econômica, política e ética do cidadão, por meio do desenvolvimento do agronegócio, em harmonia com a cultura e o meio ambiente.”

Sobre a Fundação Espaço ECO

Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br.

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

Fonte: XPress Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.