11 de janeiro de 2013

Coopercentral Aurora define investimentos para reabrir indústria de aves de Xaxim

 

Mário Lanznaster, presidente da Coopercentral Aurora. Foto: Divulgação

A Coopercentral Aurora Alimentos desembolsará 60 milhões de reais neste semestre para recolocar em pleno funcionamento a unidade industrial de abate e processamento de aves de Xaxim (SC). A indústria – que pertence à Massa Falida do antigo Grupo Chapecó e até meados de dezembro era operada pelo Frigorífico Diplomata – foi arrendada pela Aurora por prazo inicial de três anos.

O presidente Mário Lanznaster expôs que os investimentos físicos somam 20 milhões de reais e estão representados pela aquisição de duas linhas de evisceração de aves, recuperação de equipamentos e instalações do abatedouro, além de outras melhorias. Outros 40 milhões, em forma de capital de giro, são necessários para financiar  a retomada da operação industrial, o alojamento de frangos e a aquisição de matérias-primas e dos demais insumos para produção.

Por outro lado, a Aurora iniciou o processo administrativo de recrutamento, seleção e admissão tendo como prioridade os cerca de 2.200 empregados que trabalhavam para a ex-arrendatária da planta industrial, o Frigorífico Diplomata. As primeiras contratações já foram concretizadas e se destinam à Fábrica de Rações. As admissões para a indústria serão paulatinas porque manterão sincronia com a reativação da produção avícola à campo. “Não adianta termos toda a força de trabalho da indústria a postos se os lotes de frango nem foram alojados”, esclarece o vice-presidente Neivor Canton.

A Cooperativa Central habilitará a base produtiva de campo que fornecia matéria-prima para a ex-arrendatária, formada por 600 avicultores com, aproximadamente, 800 aviários. Os técnicos da Aurora visitarão esses estabelecimentos rurais para transmitir as orientações técnicas e os padrões de produção avícola.

Com isso, iniciará o processo de organização da produção para que o abate e o processamento sejam retomados e atinjam, plenamente, a capacidade instalada de 280 mil aves por dia, em dois turnos. As ações para reestruturação da base produtiva começam, imediatamente, para alojamento de pintinhos e início efetivo do abate em março, tornando possível atingir a plena capacidade industrial em junho de 2013. O mix de produtos será formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango.

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan antecipou que a Aurora pretende acolher em seu sistema de integração todos os criadores de aves que atendiam o Frigorífico Diplomata. Uma grande parcela dos avicultores interessados já se apresentou na unidade de Xaxim. Tranquilizou os avicultores: “O sistema de produção integrada será semelhante ao da empresa arrendatária anterior. A demora que está ocorrendo deve-se aos procedimentos legais e burocráticos. Logo iniciarão as visitas de nossos técnicos para orientação. Os produtores não precisam ficar preocupados.”

Todo o conjunto produtivo pertencente à Massa Falida da Chapecó Alimentos foi arrendado, o que inclui, além do abatedouro, as seguintes estruturas: fábrica de rações (capacidade de produção mensal de 32.000 toneladas ou 60 toneladas/hora), incubatório (capacidade de produção de pintinhos de 4 milhões por mês), setor de congelamento da unidade industrial (420 toneladas por dia), armazéns (capacidade de armazenagem de 1.200 toneladas) e granjas-matrizes (alojamento para 200 mil matrizes).

Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral Aurora opera cinco unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia, o que significa 15 milhões de aves por mês. Com o arrendamento da planta de Xaxim, o abate diário crescerá até 31%, totalizando 938 mil aves por dia no segundo semestre de 2013. A meta da diretoria é otimizar todas as indústrias para atingir 1 milhão de aves por dia no segundo semestre deste ano.

A Aurora arrendou a planta industrial de Xaxim por meio de contrato direto com o síndico da Massa Falida da Chapecó Alimentos, Alexandre Brito de Araújo, em ato negocial submetido ao Juízo de Falências da Comarca. A Aurora não é sucessora da Diplomata. Portanto, não tem nenhum encargo ou responsabilidade com os credores do Frigorífico Diplomata, sejam empregados, fornecedores ou avicultores integrados.

Fonte: OCB

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.