O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) parabeniza a Embrapa Territorial pelos seus 35 anos de contribuição exemplar para a agricultura brasileira. Desde a sua fundação, em 31 de maio de 1989, a Embrapa Territorial tem sido fundamental na implementação de soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação, promovendo a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio no Brasil.
Neste momento especial, José Otávio Menten, presidente do CCAS, destaca o trabalho de Gustavo Spadotti, Chefe-geral da Embrapa Territorial e conselheiro do CCAS. “Sob a liderança de Spadotti, a unidade tem se consolidado como um centro de excelência na inteligência, gestão e monitoramento territorial. Parabenizamos a Embrapa Territorial e todos os envolvidos pelo trabalho realizado que é motivo de orgulho para toda a comunidade agrícola e científica do país”.
Gustavo Spadotti compartilhou uma reflexão sobre essa trajetória: “Ao longo dos anos, aprendemos e crescemos junto aos produtores rurais, acompanhando as mudanças tecnológicas e as exigências do mercado. Seguimos firmes no desafio de compreender e retratar a dinâmica do agronegócio, fornecendo subsídios para a tomada de decisão do setor. Que possamos continuar essa jornada por muitos anos, lado a lado com os homens e mulheres do mundo rural brasileiro.”
A Embrapa Territorial é uma unidade temática da Embrapa localizada em Campinas (SP), um importante polo de ciência e tecnologia. Desde sua criação, tem se dedicado a desenvolver, promover e transferir conhecimentos, tecnologias e inovações sobre o uso do monitoramento por satélite e geotecnologias, com o objetivo de aumentar a eficiência das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Entre suas principais atividades, destacam-se a estruturação de Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para apoiar o desenvolvimento, ordenamento e zoneamento territorial; a criação de Sistemas de Gestão Territorial da Produção e da Macrologística para monitorar e melhorar a logística agrícola; e o desenvolvimento de métodos para monitorar o uso e ocupação das terras, promovendo a sustentabilidade das atividades agrícolas.
Sobre o CCAS – O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicílio, sede e foro no município de São Paulo (SP), com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto. O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/.
Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:
Facebook:http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
Instagram: https://www.instagram.com/conselhoccas/
LinkedIn:https://www.linkedin.com/company/ccas-conselho-cient%C3%ADfico-agro-sustent%C3%A1vel/