21 de junho de 2011

BASF amplia oferta de soluções para a agricultura


A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF inova mais uma vez e disponibiliza mais duas soluções para o manejo fitossanitário em Hortifruti: o biofungicida Serenade® e o feromônio de confusão sexual Cetro®. Inicialmente, Serenade poderá ser utilizado nas culturas de cebola, maçã e morango. “O biofungicida oferece aos produtores vantagens e benefícios no controle de importantes doenças e terá papel importante em estratégias de programas inteligentes de controle de doenças da BASF”, explica o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Biológicos da BASF para América Latina, Fabrizio Carbone Romano. Seu princípio ativo é uma bactéria gran-positiva Bacillus subtilis. Trata-se de um agente biológico não patogênico, comum no solo e na água. O produto tem como característica principal inibir o desenvolvimento de outros agentes biológicos nocivos às plantas e presentes na natureza.

Indicado para o manejo de resistência de fungos e possibilitando flexibilidade de aplicação em intervalos mais curtos de pré-colheita e de reentrada no campo, Serenade®, além do excelente controle de doenças, ajuda a proporcionar elevada produtividade e melhor qualidade das lavouras, além de melhor gerenciamento dos limites máximos de resíduos. O produto já demonstrou seu amplo espectro de controle em mais de 50 culturas ao longo de seus mais de 6.000 testes de campo realizados pelo mundo. “O biofungicida adequa-se perfeitamente aos programas direcionados à cadeia de valor alimentar, desenvolvidos pela BASF. Com ele, reafirmamos nosso posicionamento como empresa líder em inovação e com foco no cliente, trazendo soluções para os produtores e consumidores” comenta o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio.

A comercialização do Serenade® no Brasil é resultado da parceria entre a BASF e a empresa AgraQuest. O acordo prevê licença, fornecimento e distribuição do biofungicida para aplicações foliares e drench (colo da planta) em cultivos agrícolas de inúmeros países da Europa, África, Oriente Médio, Ásia e América Latina. Os direitos incluem a distribuição exclusiva em países não cobertos pelas atuais parcerias da AgraQuest.

Cetro® é um ferômonio sintético com tecnologia desenvolvida pela BASF para o controle populacional da Mariposa Oriental ou Broca-dos-ponteiros (Grapholita molesta). O produto age causando desorientação ou confusão sexual dos machos interrompendo o seu ciclo e evitando a reprodução da praga. Seu uso é recomendado em pomares de maçã, pêssego, nectarina, ameixa, pêra entre outras frutas nas quais incide esta importante praga.

Cetro® reproduz o efeito do feromônio sexual produzido pela fêmea de Grapholita molesta na natureza. Acondicionado em dispensers, permite uma homogênea distribuição no campo e a liberação controlada e uniforme do feromônio por toda a área. Com a confusão sexual dos machos estabelecida pelo feromônio nos pomares, a cópula não ocorre, interrompendo a reprodução, reduzindo a população da praga e, consequentemente, os prejuízos para o produtor. Esta é uma forma de proporcionar o aumento de rentabilidade, pois seu efeito duradouro mantém a população da praga sob controle até a fase da colheita.

Dentre as vantagens de Cetro® vale ressaltar que o produto não gera resistência da praga, é de fácil aplicação e não causa efeitos negativos nos inimigos naturais. Outra vantagem está no fato do produto ajudar a proporcionar uma colheita de frutos mais sadios, que atendem às normas de tolerância de exportação.

Serenade® e Cetro® vão ao encontro das necessidades dos agricultores, com destaque aos produtores de maçã da região Sul do País, que respondem por quase 100% da produção nacional. Nosso objetivo com os dois lançamentos é fornecer alternativas viáveis que colaborem para agregar valor ao produto final”, argumenta Eduardo.

Pesquisas apontam que a safra 2010/11 de maçã na Serra Catarinense foi altamente afetada pelo clima. A colheita dos 1,95 mil produtores da região de São Joaquim será de aproximadamente 387 mil toneladas, um volume 20% menor do que a estimativa inicial de 423,5 mil toneladas. “Daí a importância em oferecer soluções mais completas e que auxiliem o produtor em sua produtividade e rentabilidade” conclui Eduardo.

O que se tem observado é que o consumo de frutas e hortaliças no mercado interno vem aumentando nos últimos tempos. Prova disso foi um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que revelou que 18,9% da população já optam por cinco ou mais porções por dia, 2,6 vezes mais que há três anos.

Fonte: XPress Comunicação

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.