7 de fevereiro de 2013

Aurora amplia presença no mercado nacional com 650 produtos

Foto: Divulgacão

Com uma receita operacional bruta de 4,606 bilhões de reais – crescimento de 18,15% em relação ao ano anterior – a Coopercentral Aurora Alimentos encerrou 2012 com forte presença no mercado nacional, onde comercializa 650 produtos alimentícios e é uma das marcas mais lembradas pelo consumidor. As sobras do exercício foram de 4,35%, ou seja, 180,9 milhões de reais. O ano foi marcado pela retomada dos investimentos e aumento da produção.

As vendas no mercado interno representaram 84,23% e totalizaram 3,880 bilhões de reais. Tiveram como destaque as vendas de carnes suínas (2,224 bilhões), de carnes de aves (802 milhões) e derivados lácteos (504 milhões). Outros produtos que contribuíram com o desempenho nas vendas internas foram carnes bovinas, rações suínas, bovinas e de aves, reprodutores, pintos, ovos e matrizes, derivados de massas e derivados de vegetais.
As vendas no mercado externo representaram 15,77%, atingiram 726 milhões de reais e foram obtidas com a exportação de 471 milhões de reais em carnes de aves e 254 milhões de reais em carnes suínas.

A Coopercentral Aurora Alimentos ampliou em 3,9% o abate de suínos e processou, durante o ano, 3,6 milhões de cabeças. A produção in natura de carnes suínas somou 320 mil toneladas (crescimento de 3,6%) na forma de cortes resfriados, congelados, temperados, salgados e miúdos. A industrialização cresceu 4% e chegou a 291 mil toneladas, em forma de curados, defumados, empanados, fatiados, hambúrgueres, linguiças, mortadelas, presuntaria, refinados, salsichas, porcionados e linha festas.

Com expansão de 6,73%, a produção de frango de corte chegou a 152 milhões de aves no ano. Essa matéria-prima permitiu a produção in natura de 299 mil toneladas nas categorias de cortes resfriados, congelados, temperados, frango inteiro e miúdos. A industrialização de carnes de aves cresceu 5,5% para 50 mil toneladas, incluindo linguiças, salsichas, presuntaria, mortadelas, hambúrgueres, fatiados, empanados, defumados, porcionados, linha light e linha festas.

O segmento de lácteos manteve a linha ascendente de evolução. A Aurora recebeu das cooperativas agropecuárias filiadas 443 milhões de litros de leite durante o ano, 11% acima do período anterior. A industrialização cresceu 25% com a geração de leites longa vida (UHT), bebidas lácteas, creme de leite, leite em pó, soro em pó, iogurtes, queijos e requeijão.

O volume de produção de rações em 2012 ultrapassou a marca de 1 milhão de toneladas, embutindo um aumento de 8,37% em relação ao ano anterior. As rações de suínos tiveram incremento de 13,43% e, as de aves, de 7,44% .

No segmento de produtos industrializados de carne bovina, a cooperativa teve um crescimento recorde. Na categoria hambúrguer, a produção cresceu 45%; na linha de almôndegas, 37% e de quibes 10%. A industrialização direta e em parcerias totalizou 5,5 mil toneladas.
A Aurora também ampliou a produção de massas em 65,2% nas linhas de lasanhas, pizzas, pão de queijo e sanduíches, fechando o ano com 5,3 mil toneladas desses quatro produtos.

Destaques do ano
Em 2012, a Coopercentral Aurora Alimentos inaugurou a Unidade de Disseminação de Genes (UDG) que permitiu a concentração produtiva e operacional da produção de sêmen do complexo agroindustrial. Adotando o que há de mais avançado em genética suína, a UDG absorveu investimentos da ordem de 2,3 milhões de reais e está localizada no distrito de Marechal Bormann, município de Chapecó. A central de inseminação tem 2.400 m² de área construída em área territorial de 202 hectares. Produzirá 480 mil doses de sêmen suíno em 2013.

A Aurora assumiu em outubro as operações da indústria de aves da Bondio Alimentos, localizada na rodovia SC-283, no quilômetro 03, no município de Guatambu (SC). A unidade abate 110.000 aves por dia e produz cortes congelados.

A Coopercentral inaugurou em agosto de 2012 a ampliação da unidade de abate e processamento de suínos de São Gabriel do Oeste (MS) que absorveu investimentos totais da ordem de aproximadamente cem milhões de reais. A empresa iniciou em 2011 os investimentos para ampliação da capacidade de abate e processamento. A primeira etapa consistiu na ampliação do abate de 1.200 para 2.000 suínos/dia. Uma segunda etapa de ampliação de abate para 3.000 suínos iniciará no segundo semestre de 2014 e estará concluída até o final de 2015.

Outro investimento importante – da ordem de 61,5 milhões de reais – começou em dezembro a ser realizado pela Aurora para reabrir a indústria de Joaçaba, no meio-oeste catarinense e triplicar a capacidade de abate e processamento de suínos destinados à exportação. A unidade estava paralisada desde abril de 2009 no auge da crise financeira internacional. As obras iniciaram em fins de dezembro passado e têm prazo de conclusão para dezembro deste ano.Os investimentos em construção civil, máquinas e equipamentos permitirão triplicar a capacidade de abate de 1.000 para 3.000 suínos/dia.

Com a ampliação – que representa mais 15.000 metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados.

Ao final do ano, a Coopercentral Aurora Alimentos anunciou o arrendamento da unidade industrial de abate e processamento de aves pertencente à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, localizada em Xaxim (SC), por três anos. A Cooperativa Central habilitará a base produtiva de campo que fornecia matéria-prima para a ex-arrendatária, formada por 600 avicultores com, aproximadamente, 800 aviários. Todo o conjunto produtivo pertencente à Massa Falida da Chapecó Alimentos foi arrendado, o que inclui, além do abatedouro, as seguintes estruturas: fábrica de rações, incubatório, setor de congelamento da unidade industrial, armazéns e granjas-matrizes.

Diferenciais
Uma das poucas grandes empresas de Santa Catarina com capital 100% catarinense é a Coopercentral Aurora Alimentos. Entre as empresas do segmento de carnes, é a terceira marca mais referenciada em todo o Brasil. Os números da Aurora são grandiosos. Possui 17.800 colaboradores e deve chegar a 20.000 neste ano. Abate 700.000 aves por dia, mas deve chegar a 1 milhão de aves/dia até o final deste ano. Abate 14.500 suínos/dia, processa 1,5 milhão de litros/dia de leite. Tem mais de 100.000 clientes em todo o Brasil e exporta para 60 países. Suas ações sociais/assistenciais atingiram 130.000 pessoas em 2012. Obteve importantes premiações pela sua responsabilidade social e ambiental.

Fonte: MB Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.