28 de julho de 2011

Andav: modelo de revenda precisa ser repensado

Henrique Mazotini - Foto: Alf Ribeiro/Andav

O I Congresso da ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários -, realizado entre os dias 26 e 27 de julho, no Transmerica Expo Center, em São Paulo, debateu os problemas e anseios do setor de insumos agropecuários e propôs novas estratégias voltadas à profissionalização dos canais de distribuição.
Os palestrantes enfatizaram que, para as revendas aumentarem sua margem média histórica para 5 a 6%, estas devem começar a oferecer serviços aos produtores rurais, desde operações de plantio, pulverizações, colheitas a recomendações técnicas de controle de pragas, adubação, entre outras.

De acordo com os palestrantes, os canais de distribuição devem investir em mão de obra qualificada, como a contratação de engenheiros agrônomos, e em treinamento da equipe de vendas. Além disso, devem ser estabelecidas políticas de concessão de créditos que visem reduzir ao máximo sua exposição ao risco, pois, de acordo com uma pesquisa realizada com revendas que saíram do mercado, o principal fator levantado para o insucesso do negócio é a inadimplência.Outro ponto abordado nas palestras foi o baixo crescimento do número de revendas nos últimos dez anos.

De acordo com a ANDAV, houve um aumento de apenas 4% no período, atingindo as atuais 8.322 unidades. Apesar do baixo crescimento observado, não foi apresentada nenhuma tendência de crescimento para os próximos anos, segundo a entidade. A tendência é que haja uma consolidação no setor, no qual sobressairão os canais de distribuição que estiverem profissionalizados. Acredita-se que a consolidação possa se dar tanto por parte das revendas que já atuam no mercado quanto através da entrada de investidores estrangeiros no setor.O I Congresso da ANDAV está sendo realizado na Agrinsumos Expo&Business, organizada pela Informa Exhibitions, do Grupo Informa.

Fonte: Informa Economics FNP

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.