15 de fevereiro de 2013

Agrocurso tem balanço positivo em seu primeiro ano de exibição

Com mais de 840 inscrições, o projeto Agrocurso finaliza sua etapa 2012 com o curso Nutrição e Alimentação de Bovinos. O módulo é o último de três apresentados, complementado por Manejo de Bovinos e Planejamento e Gestão na Fazenda de Pecuária de Corte. O projeto é uma parceria entre a Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), o Canal Rural e a ABCZ.

Os números impressionam. Com mais de 180 mil acessos, de uma média de 155 cidades diferentes, os três cursos foram apresentados na TV durante os meses de maio a agosto (Manejo de Bovinos), de agosto a outubro (Planejamento e Gestão na Fazenda de Pecuária de Corte) e de outubro a janeiro (Nutrição e Alimentação de Bovinos).

Os cursos registram uma participação de usuários pertencentes a 14 países diferentes. Os alunos cadastrados no site oficial puderam participar de chats com os professores ministrantes, além de tirar dúvidas.

“Os fóruns e chats deixaram claro o interesse despertado pelo assunto abordado, com destaque principalmente à exibição dos casos mostrados, que puderam elucidar dúvidas ou despertar outras informações adicionais importantes aos alunos do curso”, comenta o ministrante do primeiro curso, o professor Alexandre Bizinoto.

As aulas foram gravadas em cenários naturais e reais de trabalho, mesmo com todos os problemas que esse tipo de gravação pode acarretar, como ventos e excesso de luz. A produção foi elogiada por professores e alunos. Segundo o ministrante do segundo módulo, o professor José Renato, o projeto e sua produção foram determinantes para o sucesso.

“Em primeiro lugar, parabenizo a equipe de produção do Agrocurso. Essa linha está de acordo com minha crença sobre as pessoas trazendo diferencial nas empresas e nos projetos. Alunos de todos os cantos do Brasil, amigos que nos assistiram e muitos pecuaristas deram resposta positiva, onde podemos constatar a eficiência neste formato de ferramenta educacional e de treinamento”, finaliza Renato, que brinca ao dizer: “nunca dei tantos autógrafos na vida”.

Thiago Prado, professor ministrante do terceiro módulo, também faz referência à produção do programa, além de sua abrangência nacional. “A expressão “trabalho em equipe” realmente foi colocada em prática, tanto nas filmagens quanto nas edições, percebo que o resultado foi esplêndido”, diz.

Para Bizinoto, o formato permite que os alunos possam transformar em prática os ensinamentos teóricos apresentados. “Se passaram praticamente oito meses da exibição do módulo de minha responsabilidade e até hoje encontro pessoas que elogiam o modelo de trabalho e o conteúdo abordado, com destaque ao fato de que se sentiram estimulados a introduzir tais práticas em suas atividades rurais”, comenta ele.

O sucesso do programa só é visível através da resposta do público. De acordo com os ministrantes, o projeto mostra que o ensino pode ser fundamental para melhorar o cenário agropecuário nacional. “O mais empolgante de tudo é que o conjunto da obra realmente contribuiu para melhorar o nosso carente setor agropecuário. Andando por variadas regiões do Brasil, pude ver e vivenciar o quanto nosso sistema é precário e carente de informação”, conclui Prado.

O futuro do projeto
Mesmo chegando ao fim, a temporada 2012 ainda não acabou. Os alunos podem realizar a prova do curso Nutrição e Alimentação de Bovinos até o dia 22 de fevereiro. O Canal Rural reprisa, atualmente, o curso Planejamento e Gestão na Fazenda de Pecuária de Corte, e prepara novos cursos para o ano de 2013.

Na plataforma oficial do curso os alunos podem ter maiores informações sobre próximos cursos e reprises. Além disso, o curso está presente no Facebook, com uma página especial sobre o projeto.

Confira os números do Agrocurso 2012:
– 183 mil acessos
– Acesso de 14 países
– Mais de 840 inscrições
– Média de acesso de 155 cidades por módulo
– 9 Chats
– Mais de 100 mensagens de alunos respondidas (no site oficial)
– Mais de 20 mil visualizações das aulas no site
– Países de acesso: Argentina, Brasil, Venezuela, Uruguai, Alemanha, Canadá, Angola, Colômbia, Paraguai, Índia, Bolívia, Japão, Moçambique e Portugal

Fonte: Canal Rural

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.