Nilva Sakomura é agraciada com o Prêmio Profissional do Ano da FACTA

Entidade homenageia anualmente um profissional da avicultura brasileira pela contribuição para o desenvolvimento da atividade no país.

Durante a Conferência FACTA WPSA-Brasil 2019, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, em Campinas (SP), a zootecnista Nilva Kazue Sakomura, foi homenageada com o Prêmio FACTA “Profissional do Ano”, atribuído ao profissional técnico/científico de reconhecido mérito.

Desde 2006 a FACTA destaca um profissional da avicultura brasileira, como forma de valorização, difusão e agradecimento ao trabalho daqueles que, ao desenvolverem sua atividade profissional, contribuem para o desenvolvimento do país e a formação técnica e ética das novas gerações de profissionais da avicultura industrial brasileira e mundial.

“Gostaria de parabenizar todos os diretores e corpo técnico da FACTA pelo brilhante trabalho nesses 30 anos de contribuição à avicultura. A FACTA sempre atingiu esse grande objetivo que é a interação do setor produtivo com a universidade. Estou muito feliz por este prêmio, que é um reconhecimento da minha carreira acadêmica, por isso agradeço à FACTA por todas as oportunidades que tive de mostrar os meus trabalhos e às pessoas que participaram da minha formação. Acredito que a minha maior contribuição seja a formação de profissionais e é aos meus orientados que eu dedico este prêmio, pela responsabilidade com que conduziram os seus trabalhos, que me ajudaram a construir a minha carreira científica. Como digo sempre: eles são os meus filhos da ciência! Obrigada”, salientou Nilva.

Nilva Kazue Sakamura – Zootecnista formada pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp), em Jaboticabal (1979), mestre em produção animal pela mesma instituição (1982), doutora em nutrição animal pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais (1989), livre docente pela FCAV/Unesp (1996). Realizou pós-doutorado no Centro de Excelência em Poultry Science, Fayettiville, Arkansas, Estados Unidos (2001-2002) e um estágio de curta duração (2010) na University of Kwazulu-Natal, UKZN, Pietermaritzburg, África do Sul. É professora titular do Departamento de Zootecnia da FCAV/UNESP desde 2005 e pesquisadora do CNPq desde 1993. Atua como coordenadora de área “Agronomia e Medicina Veterinária” da FAPESP; é consultora Ad Hoc do CNPq e CAPES; revisora científica de 16 revistas nacionais e internacionais; participa da elaboração da próxima edição do National Research Council (NRC) com os modelos desenvolvidos para estimar exigências nutricionais durante sua carreira acadêmica.

Sobre a FACTA – A Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, incorporando e ampliando atividades técnicas e científicas originalmente desenvolvidas por sua idealizadora e criadora, a APINCO – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a difusão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a FACTA atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo. Para mais informações acesse: www.facta.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira