Netafim inova em ferramenta digital de controle da irrigação

A israelense Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, participa da 25ª edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivos (Hortitec), entre os dias 20 e 22 de junho, na cidade de Holambra (SP). Na feira, considerada uma das maiores exposições do setor, a multinacional israelense apresentará sua mais recente tecnologia de controle digital, o NeatBeat, um software que permite controlar e monitorar todo o processo de irrigação na lavoura.

O sistema promete revolucionar a agricultura, já que acompanha em tempo real desde o planejamento de irrigação e nutrirrigação, até o rastreamento do crescimento das plantas e condições de solo, com apenas um clique. A ferramenta vai coletar e interpretar os dados, oferecendo recomendações que ajudarão na tomada de decisão dos produtores e, consequentemente, em safras mais produtivas.“Assim, remotamente, o agricultor poderá programar as operações de manejo da irrigação, nutrirrigação, além de acompanhar informações de clima e solo”, explica Carlos Sanches, Diretor de Marketing da Netafim.

Aspersores – A empresa também apresenta novos aspersores durante a exposição. As novidades incluem o D-Net AA, aspersor de “arco ajustável” ou como é popularmente conhecido “aspersores setoriais”. Disponíveis para os modelos 8550 e 9575, os D-Net AA são ideais para aplicação nas bordas das áreas irrigadas, pois permitem escolher o ângulo sobre o qual os aspersores distribuirão a água. Outro lançamento é o LWP 2450, aspersor de impacto de baixa pressão, sendo indicado para sistemas onde não há volume suficiente para utilização de aspersores convencionais, possibilitando uma irrigação de baixo custo energético ou mesmo por gravidade.

O HWP 2475, aspersor de impacto de alta vazão para sistemas onde o requerimento de espaçamento é até 20mx20m, também é outra novidade da Companhia. A tecnologia é ideal para distribuição de água com resíduos orgânicos nos quais a quantidade de sólidos suspensos na água requer bocais de maior diâmetro. “Os hortifrútis são cultivos que já irrigam, e por isso, nossa proposta é potencializar as soluções e desenvolver tecnologias que sejam acessíveis a todos os agricultores, trazendo para essas culturas o conceito de sustentabilidade com a economia de água (de 30 a 60%), energia, insumos, mão de obra, tudo isso para tornar a vida do produtor mais fácil e eficiente”, explica Bruno Costa, Gerente de Produtos da Netafim.

O mercado de HF está entre as culturas foco para este ano. Em 2017, a operações em hortifrútis cresceram 83,3% com projetos de expansão nos distribuidores e o objetivo é continuar avançando. Mais informações para os interessados em participar do evento podem ser obtidas pelo website: http://hortitec.com.br/site/

Sobre a Netafim – Fundada há mais de 50 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são duas unidades: Ribeirão Preto/SP e em Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras.