29 de fevereiro de 2012

MS já colheu 50% da safra

Com uma área cultivada de cerca de 1,8 milhão de hectares, Mato Grosso do Sul já contabiliza 50% de colheita da safra de soja. A média de produtividade está em 45 sacas por hectare. Na safra passada a média foi de 48. A estimativa, segundo dados divulgados hoje (28) pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) do IBGE no Estado, é que a produtividade do grão chegue a 2,7 mil quilos por hectare ao final da colheita. A produção deve ficar em 4,9 milhões de toneladas.
 
“No ano passado enfrentamos o excesso de chuva na colheita. Esse ano foi a estiagem que ocasionou perdas. Mas nosso Estado apresenta um quadro heterogêneo e até o final da colheita os resultados podem mudar”, analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).
 
A região Centro-Oeste do Estado tem puxado os melhores resultados. Nas cidades de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, a produtividade está de 50 a 60 sacas de soja por hectare. Já o Sul do Estado sofreu mais com a falta de chuva. Ponta Porã e Laguna Caarapã têm colhido a média de 25 a 35 sacas por hectare.  Maracaju e Dourados contabilizam, até agora, a média entre 40 a 45 sacas.
 
Os dados de colheita foram apresentados pelos sindicatos rurais do Estado durante reunião da Comissão de Agricultura da Famasul, realizada na tarde desta segunda-feira (27) na sede da instituição. O encontro contou com a participação da Associação dos Produtores de Soja no Estado (Aprosoja/MS).
 
Fonte: Sato Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.