Mobilidade agiliza gestão rural no campo

O avanço da agricultura de precisão tem promovido o uso de recursos tecnológicos para o gerenciamento da produção no campo.

Se antes esses recursos eram exclusivos de grandes empresas do agronegócio, os custos acessíveis e a popularização de smartphones e tablets estimularam o desenvolvimento de ferramentas para uma ampla gama de atividades com uma facilidade única: a mobilidade.

Assim, cresce também o número de produtores rurais que se beneficiam de aplicativos acessíveis a partir de dispositivos móveis que permitem desde monitorar remotamente máquinas agrícolas até diagnosticar doenças e plantas daninhas em diferentes tipos de lavoura, passando por coleta e registro de operações como plantio, colheita e aplicação de herbicidas.

A expansão da cobertura de rede de telefonia e de internet móvel em áreas rurais, além da disponibilidade de armazenamento de dados em nuvem, deixou os produtores cada vez mais conectados. Segundo pesquisa da StartAgro sobre uso de tecnologia no campo revelou que:

• Hoje 7 em cada 10 agricultores entrevistados utilizam celular em casa ou em sua propriedade.
• 87% dos entrevistados se conectam à internet durante a semana.
• 79 % dor produtores utilizam internet diariamente.

Com o amplo uso dessa tecnologia podemos destacar os benéficos no uso de dispositivos móveis no campo, sendo eles;

Planejamento estratégico e previsibilidade: . As informações em tempo real permitem antecipar problemas e decidir o que é essencial para o negócio

Projeção e avaliação de metas: O controle das projeções, despesas e investimentos permite uma visão mais realista e certeira, tornando a empresa mais competitiva e lucrativa

Economia de tempo e dinheiro:  O acesso remoto dos dados agiliza e facilita a tomada de decisão, tornando a gestão mais eficiente, integrada e sustentável

Junto a essa inovação tecnologia a TOTVS disponibiliza diversos recursos mobile para gestão e controle da produção agrícola, com aplicativos que concentram diversas soluções tecnológicas como: controle de mão de obra rural, controle de insumos aplicados, controle de máquinas e veículos e controle de pragas e doenças. Permitindo análises compartilhadas de processos e de gestão em tempo real. Apresentam melhores práticas agrícolas indicadas por agrônomos e profissionais de empresas para diversas culturas de cana-de-açúcar, soja, algodão, laranja, café entre outras.