14 de dezembro de 2011

Economia e inovação na manutenção de usinas de álcool e açúcar

Boa parte das usinas de álcool e açúcar do país paralisa suas atividades por alguns meses entre o final e início de ano para dedicar-se exclusivamente à manutenção de suas máquinas e instalações. Com o objetivo de garantir alta qualidade nestas tarefas e uma economia de custos que pode chegar a mais de 80%– evitando muitas vezes que seja necessário comprar equipamentos novos – a Tapmatic disponibiliza para as usinas os produtos da linha Plasteel, voltados para a total recuperação das superfícies desgastadas pela corrosão e abrasão durante a moagem da cana.

Fáceis de aplicar e altamente resistentes, os produtos Plasteel aumentam a vida útil das máquinas e instalações e, em muitos casos, permitem que a manutenção seja necessária apenas a cada duas safras. Com ajuda das soluções oferecidas pela Tapmatic, as usinas enfrentam os usuais oito meses ininterruptos de moagem de cana de cada safra com total produtividade.

A participação dos produtos Tapmatic nas atividades de manutenção das usinas vem crescendo uma média de 20% ao ano. “A excelente aceitação do setor ocorre por nos comprometermos em sempre oferecer soluções inovadoras, que trazem grande economia e alta qualidade de trabalho para as usinas o ano inteiro”, enfatiza o diretor e fundador da Tapmatic, Jan Strebinger.

Os principais produtos da Tapmatic para as usinas são o Plasteel Diamantado e o Plasteel Cerâmico Pintável Azul. Com excelente adesão sobre todos os tipos de metais, inclusive o aço inox, os produtos são ideais para recuperar as bombas danificadas e também para uso em equipamentos novos, fazendo uma manutenção preventiva, sempre promovendo uma proteção altamente eficaz contra desgastes.

A recuperação e manutenção preventiva das bombas, por exemplo, é feita em apenas duas etapas: começa com a aplicação de Plasteel Diamantado (revestimento epóxi bicomponente, reforçado com microesferas inertes especiais de altíssima dureza, que confere à superfície dureza e resistência à abrasão semelhante à do diamante) e é concluída com Plasteel Cerâmico Pintável Azul, que formará um acabamento cerâmico vitrificado.

Ao formar uma barreira de alta resistência, impermeabilidade e impenetrabilidade, os dois produtos da linha Plasteel garantem a proteção ideal contra corrosão, desgaste, cavitação, abrasão por fluxo de caldo de cana, água salina, e água contaminada com areia, pedra ou cinza.

Além da aplicação em bombas de lavagem de cana, as soluções podem ser utilizadas também para a proteção de bombas de água, roscas transportadoras, carcaças e rotores de bombas, facas de picadores, esteiras transportadoras, canaletas, moegas, balanças de fluxos e dutos, entre outras aplicações onde é necessário conquistar alta resistência à abrasão e corrosão.

Isentos de compostos orgânicos voláteis, os produtos Plasteel são ecologicamente corretos e fáceis de aplicar. É necessário que a superfície esteja limpa, livre de óleo, graxa, tinta e, de preferência, jateada, para contar com uma maior adesão. Plasteel Diamantado pode ser aplicado com espátula ou com a mão devidamente protegida por luva. Na aplicação de Plasteel Cerâmico Pintável Azul deve ser utilizada trincha, rolo ou pistola de alta pressão.

As soluções estão disponíveis em revendas de todo o país nas seguintes opções de embalagens: Plasteel Diamantado, 560 g, 2,3 kg e 9,33 kg; e Plasteel Cerâmico Pintável Azul, 1,32 kg e 5,28 kg.

Além da linha Plasteel, a Tapmatic facilita as atividades de manutenção das usinas com vários outros produtos, como: Limpinox, limpa latão, tira grude, limpador de contatos elétricos de ação imediata, protetor e lubrificante de contatos elétricos LC8, Quimatic 20, usado como desengripante, PCF Fundo Convertedor de Ferrugem, CRZ Galvanização a Frio, entre outros.

Sobre a Tapmatic do Brasil
Presente no mercado brasileiro há 30 anos, a Tapmatic é uma empresa nacional ligada à Tapmatic Corporation dos Estados Unidos e Tapmatic International Corporation da Suíça. Fabrica no país os produtos químicos da marca Quimatic, que são usados e aprovados por consumidores finais e também por usinas de bioenergia e açúcar, indústrias de alimentos, frigoríficos, entre outras.

A companhia abastece o país e a América do Sul exclusivamente através de sua rede de Distribuidores e Revendedores autorizados. Conta também com uma equipe de técnicos de desenvolvimento altamente especializados em todas as capitais brasileiras.

Fonte: CW Consultoria de Comunicação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.