2 de agosto de 2011

Congresso de Marketing Rural discute o papel das grandes mídias no marketing do agronegócio

 

João Rosas, diretor executivo de Supply Chain e Mercado Leitor do Grupo Estado

Duas grandes potências da comunicação brasileira dividiram espaço no Painel Mídia e Novas Tendências, no dia 28 de julho, quinta-feira, durante o 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio. Jacques Paciullo Neto, diretor comercial Agronegócio da Rede Globo de Televisão, e João Rosas, diretor executivo de Supply Chain e Mercado Leitor do Grupo Estado, foram os responsáveis pela palestra O Papel das Grandes Mídias no Marketing do Agronegócio, que teve como objetivo mostrar os desafios do setor.

Na opinião de Jacques Paciullo Neto, o segredo ainda é falar com o cliente. “Entender a sociedade, entender o que acontece na cadeia do agronegócio no mundo moderno”, disse ele, acrescentando que as mídias tradicionais ainda são as mais importantes e que a TV Aberta é a única média que cresce atualmente.

Ele exemplificou com o case da própria Rede Globo: “Ela é popular porque sua programação é popular. Com sua missão de entreter, informar e educar, a Globo alcança seis dos 10 aparelhos de TV ligados no Brasil e atinge 98% do território nacional, está presente em 5.500 municípios. Veicula 16 milhões de comerciais/ano e pode-se falar com 108 milhões de pessoas de uma só vez, são 122 emissoras coligadas”. Destacou que a emissora, há 10 anos, tem uma divisão de agronegócio, que serve como instrumento de interação entre todas as cadeias do agronegócio, principalmente o campo. “Em 2010 mais de 180 empresas anunciaram na Globo”, acrescentou.

 

Jacques Paciullo Neto, diretor comercial Agronegócio da Rede Globo de Televisão

Em seguida, João Rosas fez um breve relato sobre o Grupo Estado, destacando que o jornal é líder absoluto em vendas no estado de São Paulo e que, em todo Grupo, são 150 jornalistas somente no setor de Economia. Falou, ainda, do recente lançamento da Rádio Estadão ESPN, sobre o Estadão Tablet, primeiro jornal brasileiro no IPAD e, também, sobre o AgroCast na Internet (www.agrocast.com.br), serviço da Agência Estado voltado para o público do agribusiness. São divulgadas mais de 250 notícias por dia, cobrindo os principais assuntos do agribusiness e mercados de commodities no Brasil e no mundo, além do serviço de cotações agrícolas, os preços das principais commodities nas maiores regiões produtoras e comercializadoras do Brasil.

O diretor do Grupo Estado abordou os desafios do marketing do agronegócio, do produtor ao consumidor. Segundo ele, as inovações tecnológicas transformam o estilo de vida das pessoas que, por sua vez, influencia no padrão de consumo. A tecnologia passa a ficar mais barata e, assim, a pessoa começa a usar novas fontes de informação. “Hoje, existem mais mídias e, por isso, deve-se estar atento às exigências do consumidor. A mensagem tem que ser além de publicitária. Precisa envolver o consumidor em experiências com as marcas e produtos”, esclareceu Rosas.

O 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, realização da ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, aconteceu dias 27 e 28 de julho, em São Paulo, no Transamerica Expo Center, durante as feiras de negócios AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, promovidas pelo Grupo Informa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

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