27 de março de 2013

90% da soja plantada é transgênica

Foto: Divulgação.

Novo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Agroeconômicas Safrs & Mercado sobre a evolução da transgenia na soja cultivada no Brasil voltou a mostrar avanço significativo na safra 2012/2013, confirmando a tendência estabelecida desde a liberação oficial em 2005. Pelo levantamento, a área semeada com variedades transgênicas alcançou 90% da área total na safra 2012/2013 de soja no Brasil, atingindo 24,97 milhões de hectares. Esse total é 15% superior aos 21,65 milhões de hectares cultivados na safra anterior, cuja representatividade foi revisada para 86%.

Na avaliação do analista de SAFRAS, Flávio França Júnior, os argumentos que pesaram a favor dessa evolução foram a facilidade nos tratos culturais, menor custo de produção, maior disponibilidade de variedades adaptadas, maior oferta de sementes precoces, elevação no padrão médio de produtividade obtido e melhora no nível de aceitação pelo mercado consumidor.

“Por outro lado tivemos limitações importantes a esse avanço, como o vai-e-vem jurídico a respeito da cobrança dos royalties pela detentora da tecnologia, na confirmação de ágio no preço da soja convencional, aumento nos preços dos herbicidas, no aumento da resistência de ervas daninhas ao glifosato e por campanha institucional visando o aumento da pesquisa e da utilização de variedades convencionais”, enumerou o analista.

Em termos estaduais o avanço foi generalizado, com destaques para os incrementos de 15% em São Paulo, 10% na região do MAPITO, 9% no Mato Grosso do Sul e 8% em Minas Gerais. Na liderança no nível de utilização estão o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul com 99% da área, São Paulo e Paraná com 95%, e Goiás com 92%.

Fonte: Agência Safras e Mercado

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.