IPVS2020 tem programa inédito para suinocultura brasileira

Evento mostrará um panorama das mais importantes pesquisas realizadas pelas principais universidades do mundo, de 2 a 5 de junho de 2020.

As mais recentes pesquisas, tecnologias e inovações para a suinocultura mundial serão debatidas por especialistas de vários países do mundo de 2 a 5 de junho durante o IPVS2020, na 26a edição do Congresso da IPVS (International Pig Veterinary Society). A comissão científica do evento, formada por pesquisadores das principais universidades do planeta, já definiu um programa dividido em vários painéis diferentes, destacando temas como Bem-Estar Animal, Nutrição, Doenças Virais, Doenças Bacterianas, Imunologia e Vacinologia, Saúde Pública, Reprodução, Biosseguridade, Genética, Antimicrobianos, Estudos de Casos Clínicos, Manejo, Produção e Inovação, Doenças Parasitárias e outros temas.

Além destas sessões, a programação terá um dia inteirinho dedicado a dois simpósios pré-congresso que acontecerão simultaneamente. O primeiro deles vai destacar Peste Suína Africana com pesquisadores de renome internacional apresentando suas experiências, a evolução da doença no cenário global, formas de prevenção, mitigação de riscos e controle. O outro vai discutir Nutrição e Reprodução em suínos, antecipou o vice-presidente da Comissão Científica do IPVS2020 e professor de medicina veterinária da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Dr. Fabio Vannuci.

“Nosso programa vai debater doenças com impacto econômico na suinocultura mundial, incluindo doenças bacterianas e virais endêmicas e emergentes, o impacto produtivo e sanitário de restrição do uso de antimicrobianos, dentre outros. Outro tema a ser debatido será doenças de notificação obrigatória, com foco na Peste Suína Africana”, afirmou o especialista.

Por ser a doença que mais tem preocupado a suinocultura mundial, a Peste Suína Africana terá destaque especial durante toda a programação, incluindo um dia inteirinho para debater apenas esta enfermidade no pré-congresso. De acordo com Vannuci, outro tema que será amplamente debatido em nível global é a mudança regulatória em relação ao uso ou a retirada de antimicrobianos.

Dr. Fábio Vannuci salienta que o Congresso da IPVS se destaca por ser um evento realizado por cientistas para cientistas, com foco na aplicabilidade em campo de inovações produzidas na academia. “Um dos pontos altos do IPVS2020 será a exposição e apresentação de trabalhos científicos. A IPVS recebe trabalhos das principais universidades do mundo, o que possibilita aos participantes um panorama global do que está sendo estudado na suinocultura. E a partir daí podemos traçar quais são as principais ferramentas que estarão disponíveis e serão mais relevantes para o desenvolvimento da atividade nos próximos anos”.

A professora de medicina veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e presidente do IPVS2020, Dra. Fernanda Almeida, ressalta a importância deste encontro para a suinocultura brasileira. “Trazer este evento para o país é uma maneira de tornar acessível, aos profissionais brasileiros do setor suinícola, os resultados de pesquisas de última geração obtidos nos principais centros do mundo, permitindo discussões com cientistas de todos as partes do mundo. Acreditamos que este evento possa contribuir de maneira importante para um salto, não apenas a nível de produção cientifica brasileira, mas também a nível de tecnologias a campo, e assim elevar a suinocultura brasileira a um novo patamar de tecnologia, ciência e inovação”, destacou.

O IPVS2020 – a 26a edição do Congresso da IPVS (International Pig Veterinary Society) é organizado pela ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos). Outras informações sobre o evento estão disponíveis no site www.ipvs2020.com, ou podem ser obtidas pelo e-mail ipvs2020@ipvs2020.com.

IPVS2020 – 26o Congresso da IPVS

Data: De 2 a 5 de junho de 2020
Local: Centro de Convenções de Florianópolis – Centro Sul
Endereço: Av. Gustavo Richard, 850, Centro, Florianópolis, SC
Informações: www.ipvs2020.com
E-mail: ipvs2020@ipvs2020.com
Telefones: +55 31 3360-3663 e +55 31 98858-0902

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira