14 de agosto de 2013

Inverno: hora de tratar a verminose

O manejo sanitário e alimentar são as preocupações mais comuns dos pecuaristas no período de inverno. Nesse sentido, alguns cuidados básicos precisam ser tomados para evitar as perdas no rebanho e a manutenção da produção.

De acordo com a veterinária Sandra Carneiro, este é o momento ideal para se fazer um manejo correto contra as verminoses, já que devido ao frio e a seca, os vermes encontram-se dentro do animal. “Desta forma evita-se a contaminação do ambiente na época de calor, quebrando o ciclo. É uma forma estratégica de controle”.

Outra questão que precisa ser levada em consideração é com os animais mais novos. O produtor Rubens Catenacci, da Fazenda 3R, especialista na produção de bezerros, ressalta a importância do manejo sanitário adequado.

“Cumprimos o calendário à risca, pois estes animais tem menos imunidade do que os animais mais erados, tornando o cuidado redobrado até mesmo agora, quando começa os nascimentos dos nossos bezerros. Por isso é importante utilizar bons produtos, como os da Ourofino, pois são eles que farão a diferença na saúde do rebanho”, enfatiza Rubens.

Segundo Sandra, que também é consultora Ourofino na 3R, o maior desafio é justamente lidar com essa baixa imunidade dos animais, que diminui em média aos quatro meses.

“Recomenda-se fazer uma vermifugação e a vacina do carbúnculo nesta época, para que o bezerro chegue à desmama sem verminoses e protegido das doenças, é assim que fazemos na 3R e sempre obtemos ótimos resultados”.

Fonte: Rica

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.