28 de junho de 2022

Internet Rural: 5 motivos para conectar sua fazenda

A conectividade no campo é um dos elementos essenciais para a melhoria da infraestrutura e rotina dos moradores da área rural. Para poder usufruir de toda a praticidade que essa conectividade pode trazer, é necessário, antes de tudo, fazer com que o funcionamento ocorra de maneira adequada. E é o que milhões de brasileiros têm presenciado com o remake da novela Pantanal, sucesso de audiência que mostra, inclusive, a maneira como os moradores das áreas rurais fazem para se conectar com as áreas urbanas. Porém, a realidade no meio rural muitas vezes pode ser diferente do que é retratado na novela. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 84,72% da população vive em regiões urbanas e apenas 15,28% em regiões rurais.

Além disso, dados do Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que 59% dos agricultores e pecuaristas sentem falta de uma conexão de qualidade no dia a dia do campo. Mesmo com o aumento do acesso à internet nas zonas rurais nos últimos anos, em 2006, 70% das propriedades ainda não estavam conectadas. Um dos principais motivos para que isso aconteça é a falta de infraestrutura nas regiões mais afastadas, além da maioria dos serviços móveis estarem focadas nos grandes centros urbanos do país.

Entretanto, com a ampliação do acesso à internet via 4G e até mesmo do recém-chegado 5G, esse cenário começa a demonstrar mudanças positivas, fazendo com que grandes empresas comecem a fechar parcerias, estimulando a cobertura 4G no campo e fazendo com o que o agronegócio seja um dos maiores beneficiados com essa expansão de conectividade. Pensando nisso, a Aquário Mobi, empresa que traz soluções de conexão rural, listou cinco benefícios de você conectar a sua fazenda com tecnologia 4G.

1- Conveniência: O morador das áreas rurais não precisa se deslocar até a cidade todas as vezes que precisar de algo, já que poderá fazer isso via internet 4G, direto do celular.

2- Administração da fazenda: Facilidade na hora de realizar cotações, se informar através das notícias. Além do acesso aos softwares de gestão e assim conseguir realizar o acompanhamento de forma prática e online.

3- Aumento de produtividade: Através da conexão 4G, é possível facilitar a rotina na fazenda e, assim, transformar em uma agricultura de precisão, por meio de monitoramentos diários nas máquinas listando tarefas em planilhas online e muito mais.

4- Educação e entretenimento: Outro benefício de conectar a sua fazenda à internet é o acesso às plataformas de educação online, com a disponibilização de cursos gratuitos e também das aulas de instituições de ensino público e privado, já que muitas se adaptaram ao modelo EAD desde o início da pandemia. Além das opções de entretenimento por meio de plataformas de streaming, como Netflix, Disney+, HBO Max, entre outras.

5- Facilidade de instalação: E o melhor de tudo, o serviço não precisa de instalação complexa por meio de cabos, etc. Basta ter sinal de celular e pronto, sua fazenda já estará conectada com a melhor internet 4G.

Sobre a Aquário Mobi
Atuando no setor de telecomunicações há 45 anos e pensando em solucionar os problemas de conexão, a Aquário criou a “Aquário Mobi”, uma operadora digital com o objetivo de levar conexão para quem precisa, mas encontra dificuldades para ser atendido por outras operadoras e provedores. A principal meta da Aquário Mobi é oferecer produto e serviço em uma única solução para entregar conectividade a todas as pessoas, de forma facilitada, sem burocracia, cabos ou instalações complicadas. Os serviços estão disponíveis tanto para pessoas que vivem em áreas urbanas, como, também, para as áreas rurais. Os planos disponíveis custam a partir de R$39,90/mês. Além da facilidade na ativação, precisando apenas da leitura do QR Code do panfleto com a câmera do celular e o preenchimento dos dados, após isso o serviço já começa a funcionar. Para quem não tem acesso à internet 4G, também são oferecidas soluções que garantem pelo menos uma linha telefônica para comunicação básica, através dos celulares e telefones rurais.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.