5 de fevereiro de 2020

Indústria e Academia pela Pet Food

CBNA: “Indústria auxilia a pesquisa com fomento e academia proporciona novos conhecimentos para o segmento de pet food”

 A premiação de trabalhos científicos entre os eventos nacionais de diferentes segmentos tem ganhado cada vez mais espaço. Entre os encontros organizados pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal a prática sempre foi uma constante. E assim acontece também no XIX Congresso CBNA Pet, promovido pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal entre os dias 13 e 14 de maio de 2020, na Expo D. Pedro, em Campinas, SP, e no III Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (12 de maio).

Para estes eventos o CBNA recebe, até 13 de março, a inscrição de trabalhos na área de pesquisa voltada para a avaliação e aprimoramento de ingredientes e dietas, comportamento ingestivo e metabolismo de animais de companhia. Para Luciano Trevizan, Médico Veterinário e Professor da Universidade UFRGS, o espaço para recebimento, avaliação e premiação de trabalhos científicos é ponto chave para o processo de integração entre a indústria e a Universidade.  Luciano tambématua no CBNA, na qualidade de Coordenador da Comissão Científica da área Pet, desde 2015.

 “A academia e a indústria trabalham aliadas. Os problemas enfrentados pela indústria para a produção de dietas servem para o início de uma pesquisa científica ou uma inovação tecnológica por parte dos pesquisadores”, afirma ele, que completa: “A pesquisa científica usa um método para encontrar respostas para perguntas originárias de um problema, o método científico. E a indústria é dependente deste conhecimento”.

Via de mão dupla
As vantagens, na verdade, são em ambas as direçõesTodos os dias surgem novas tecnologias, novos processos e novos ingredientes que precisam ser conhecidos para a aplicação prática, no dia a dia da indústria. Outro ponto a destacar também é a formação de recursos humanos que as pesquisas proporcionam. Luciano explica melhor: “A indústria auxilia a pesquisa com fomento e dessa forma auxilia também na chegada de novos profissionais especializados da área. E isto tem impactado de forma positiva na indústria de pet food nacional e internacional”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prática
Diversas são as tecnologias que foram pesquisadas e que são utilizadas pela indústria. Como exemplo, Luciano Trevizan cita os estudos de digestibilidade e metabolizabilidade de ingredientes, que têm entregado os valores de aproveitamento de nutrientes e energia por cães e gatos, permitindo maior precisão nas formulações. “Inúmeros aditivos e seus efeitos sobre a dieta e metabolismo animal foram pesquisados e já são aplicados nas formulações. E também estudos sobre o processamento térmico de alimentos que permitem maior economia no processo são diretamente aplicáveis, entre outros.

Premiação
O ato de premiar retribui com mérito o trabalho dos pesquisadores que estão envolvidos neste processo e as instituições que apoiam a pesquisa desenvolvida. Luciano Trevizan, ele próprio muito envolvido com a pesquisa científica na UFRGS e orientador de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que trabalham com nutrição de cães e gatos, lembra: “A carreira de pesquisador exige grande dedicação e a premiação é uma forma de incentivar os alunos para que sigam a carreira de pesquisa, seja em universidades, instituições de pesquisa ou na indústria”.

A premiação do primeiro lugar ainda permite que alunos possam participar de um dos maiores eventos mundiais de pesquisa em nutrição animal, que é o Congresso 2020 (17 a 19/09, Vila Real, Portugal) da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition (ESVCN), onde se encontram diversos pesquisadores da Europa e do mundo.  Mais informações sobre a premiação e normas: http://www.cbna.com.br/site/Home/TrabalhosCientificos.

XIX Congresso CBNA Pet

Data:13 e 14 de maio
Local: Expo D Pedro, Campinas, SP

III Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos

Data: 12 de maio
Local: Expo D Pedro, Campinas, SP

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.