6 de julho de 2020

iCrop e especialistas compartilham sucessos e desafios do Agro

Os conteúdos são direcionados para produtores, estudantes de ciências agrárias e profissionais que trabalham na cadeia do Agro.

A iCrop, empresa especializada em gestão de irrigação, acaba de lançar o ‘Bate-papo com Especialistas’: uma série de lives com grandes profissionais sobre temas fundamentais para produtores, estudantes e profissionais do Agro que querem elevar o nível dos negócios, estudos e trabalho. A princípio, a iniciativa estava restrita às demandas internas e à atualização de conhecimentos sobre questões com as quais os consultores da iCrop lidam diariamente no campo. Agora, a empresa liberou esses conteúdos inéditos e disponibilizou acesso gratuito aos interessados. A série faz parte das ações de lançamento que marcam a nova fase de expansão e de posicionamento da iCrop no mercado. O objetivo da disponibilização gratuita do material, segundo Daniel Ávila, diretor comercial da iCrop, é “oferecer aos produtores e aos profissionais do segmento de irrigação informações que sejam realmente aplicáveis e que gerem resultados palpáveis no negócio”.  

Empresas como a Atech, responsável pela diversificação da atuação do grupo Embraer no mercado corporativo; e a IDGeo, AgTech precursora no uso de radares para a agricultura no Brasil, são parceiras da iCrop neste e em outros projetos. Os temas tratados nas lives foram definidos a partir dos desafios enfrentados e das dúvidas dos produtores sobre: legislação ambiental; monitoramento e consumo de energia; tecnologias que, além de inovadoras, geram resultados concretos; e aplicações bem-sucedidas com imagens de satélite. 

Sobre o cenário de inovações e o futuro do agronegócio, André Boncompani, CEO da iCrop, diz: “O uso eficaz de tecnologias no Agro deve acontecer em etapas. Primeiro, os dados do ambiente agrícola são coletados. Depois, esses dados devem ser analisados. Em seguida, vem a decisão do que será viabilizado, conforme as prioridades e as estratégias traçadas. Finalmente, o que puder ser automatizado deve ser automatizado, desde que os processos de automação ofereçam segurança e garantia de resultados para o produtor”. A respeito do mesmo tema, Marcelo Eskenazi, diretor de negócios da Atech, esclarece: “É necessário incluir as pessoas na definição dos processos. Elas devem participar da resolução dos problemas. O usuário da ferramenta deve ser consultado sobre o que é necessário para melhorar a ferramenta. Trate-o bem, defina um bom método e ofereça a ele um bom treinamento. Então, o sucesso será uma consequência”.

Sobre o momento atual e as tendências para o monitoramento de energia, Ednaldo César, CEO da PowerCap Engenharia, explica que “para identificar problemas potenciais antes de a conta de energia chegar é fundamental saber reconhecer e ter um olhar crítico para os indicadores de consumo energético; saber quais são as informações realmente decisivas na hora de otimizar o consumo; estabelecer bom contato com a concessionária de energia; conhecer bem os softwares e os equipamentos usados na gestão de energia da propriedade”. 

Ronan Campos, CEO da IDGeo, faz uma série de diferenciações sobre as tecnologias de imagem por satélite que são mais adequadas para cada situação de plantio, de acordo com as especificações da cultura plantada. Ele também explica o funcionamento de duas tecnologias inéditas desenvolvidas a partir da parceria entre a IDGeo e a iCrop: a ‘Análise da Uniformidade do Pivô via Satélite’ e o ‘Módulo de Umidade Orbital’.

Deyver Prates, diretor-presidente da Saga Agroambiental; Dalton Nunes e Vicente Macedo, advogados especialistas em Direito Ambiental, são unânimes em relação à necessidade do produtor de se manter sempre atualizado sobre a legislação ambiental. Os três especialistas também tratam das últimas mudanças na legislação ambiental; dos pontos principais que os irrigantes devem observar na hora de desenvolver ou revisar um projeto de irrigação; multas; outorgas; casos malsucedidos e bem-sucedidos associados ao cumprimento e ao descumprimento das leis ambientais.

Os conteúdos serão liberados progressivamente. Para acessá-los basta se inscrever na página da série Bate-papo com Especialistas. A página traz mais informações sobre os temas abordados e sobre os especialistas convidados. Para se inscrever clique aqui ou acesso o link:  https://www.materiais.icrop.com.br/bate-papo-com-especialistas

A iCrop é uma consultoria em gestão de irrigação focada em oferecer soluções viáveis, aliando tecnologia e inteligência para as decisões diárias do produtor. Conheça a empresa e tenha acesso à uma nova experiência em plataforma para gestão de irrigação clicando aqui ou acessando o link: www.icrop.com.br

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.