29 de janeiro de 2013

Iapar vai mostrar resultado de pesquisas no Show Rural em Cascavel

Foto: Divulgação

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta as conquistas mais recentes da pesquisa aos produtores e técnicos que visitam o Show Rural da Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Estado, de 4 a 8 de fevereiro. Especialistas demonstrarão novas tecnologias para a agropecuária.

Técnicas para conservação do solo; cultivares (feijão, batata, café, mandioca, arroz e forrageiras); fruticultura; sistemas agroflorestais e agroecologia são alguns dos principais destaques.

Em parceria com a Coopavel, Embrapa e Emater-PR, o Iapar montou uma unidade demonstrativa de produção agroecológica, onde técnicos e pesquisadores estão a postos para esclarecer todas as dúvidas dos produtores com relação ao cultivo orgânico, como diversidade biológica, adubação verde, minhocário, sistemas de produção, plantas companheiras e outros temas relacionados à produção sustentável.

Há opções para qualquer nível de uso de tecnologia na propriedade, adaptadas para cultivo nas várias regiões do Paraná. O produtor pode conhecer as novidades mais recentes sobre as variedades e linhagens em fase final de avaliação para lançamento comercial. Na seção dedicada aos cultivos perenes, os visitantes poderão discutir com os pesquisadores as técnicas recomendadas para a implantação e manejo de lavouras de café, citros e maçã.

Semeadoras
Nesta unidade, cultivada com soja e milho, os visitantes podem observar na prática os resultados obtidos em diferentes arranjos das hastes e discos de semeadoras de plantio direto para comparar a quantidade de solo exposto, a incidência de plantas daninhas, a porcentagem de palha na superfície do solo resultante do manejo das culturas anteriores e sua relação direta com a conservação do solo e da água.

O Iapar apresenta aos produtores grande coleção de plantas de cobertura, que podem ser usadas tanto para cultivo solteiro como em associações. De acordo com os pesquisadores, o uso de plantas de cobertura em rotação de culturas é importante para a melhoria da condição geral dos solos, equilíbrio ambiental e aumento da biodiversidade, o que estimula a presença de inimigos naturais e, consequentemente, a diminuição do risco de ataque de pragas e doenças, além de ser viável do ponto de vista econômico. Crotalária, calopogônio, mucuna e trigo mourisco são algumas das espécies que podem ser conhecidas nesta unidade demonstrativa.

Integração
Desde 2009, o parque tecnológico conta com uma unidade permanente para pesquisa e demonstração de resultados em Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). O trabalho, realizado em parceria entre o Iapar e a Coopavel, envolve experimentos com pastagens, culturas de verão e de inverno, espécies florestais e gado de corte.

De acordo com o pesquisador Elir de Oliveira, responsável pelos trabalhos na área, o sistema tem por base a produção animal com animais jovens da raça Purunã em pastagens de inverno com diversos cultivares de aveia, azevém, leguminosas, triticale forrageiro e centeio. Além do pasto de inverno que é rotacionado com soja, ainda é realizada a sobressemeadura dessas forrageiras sobre Tifton 85 e capim Pioneiro. Durante o verão é cultivada a soja e os animais permanecem na área de Tifton 85 e capim Pioneiro.

“No último período de inverno e verão, a produção animal atingiu 3 mil quilos por hectare de peso vivo, o que é média 3 a 4 vezes superior à média regional”, afirma Oliveira. Ele também explica que a produção de grãos ainda se beneficiou da presença dos animais em pastejo, pois a produtividade de soja foi de 4.666 kg/ha em 2010 e 3.794 kg/ha em 2011 (o resultado menor se deveu à estiagem).

Especificamente na área de Tifton 85, os visitantes podem observar sistemas de pastagens com eucalipto, cedro australiano, cinamomo gigante, acácia negra e acácia magium. “Mais recentemente, também foram plantadas mudas de guanandi, paricá, mogno australiano e nim”, explica o pesquisador.

Meteorologia
O Iapar preparou uma estação meteorológica especialmente para o Show Rural. O visitante pode conferir em tempo real informações sobre temperatura, umidade, velocidade do vento e condições gerais do tempo. Os pesquisadores permanecem à disposição para discutir em detalhes as implicações das condições climáticas sobre as práticas agrícolas, especialmente no que diz respeito ao zoneamento de plantio.

O Show Rural é uma promoção da Coopavel Cooperativa Industrial e terá início na próxima segunda-feira (4), prosseguindo até o dia 8. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.showrural.com.br

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.