Novos produtos para resfriamento de água, para ambientes e soluções à área de biogás foram levados ao SIAVS, em São Paulo; empresa com unidade em Caxias detém 25% do mercado brasileiro.
Empresa com unidades em Caxias do Sul, na Europa, Ásia e Américas e que abastece 25% do mercado brasileiro em seu segmento, a Güntner está presente nos principais eventos do setor. No Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS), considerado o maior evento das cadeias produtivas do Brasil, a fabricante apresentou, em agosto, dois lançamentos, um modelo de resfriador capaz de eliminar bactérias do ar, reduzindo riscos bacteriológicos; e o sistema para água gelada. A indústria agora prepara-se para marcar presença no 11º Fórum de Biogás, no Rio de Janeiro, em outubro, e no Congresso IIAR, de refrigeração industrial, que ocorrerá em setembro, em São Paulo.
A Güntner, que tem sede em Munique, na Alemanha, é especialista em resfriamento, atua no segmento de refrigeração industrial, comercial, HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) e na área de energia. Em Caxias, a indústria atende principalmente o mercado interno, como frigoríficos de bovinos, de aves, peixes e laticínios, centros de distribuição, produção de frutas e segmentos de energia. Cerca de 80% de seus negócios são voltados a soluções em refrigeração industrial.
Na vitrine do setor – Na avaliação do diretor-presidente da Güntner, Osni Roberto Caron Filho, o SIAVS foi uma importante vitrine para destacar as inovações apresentadas pela marca. Uma delas é um sistema de água gelada para alimentação de suínos e aves. “A feira atraiu milhares de visitantes interessados em conhecer as últimas inovações tecnológicas e práticas para a cadeia produtiva de proteína animal. Ficou evidente que o sistema de água gelada seria a grande atração, despertando o interesse em produtores, técnicos e gestores da indústria”, diz.
Ele menciona os benefícios econômicos e produtivos que a adoção desse sistema pode proporcionar, como o aumento da eficiência alimentar, especialmente em condições de altas temperaturas, já que o estresse térmico pode afetar bastante a produtividade. “Explicamos como o sistema ajuda a manter a temperatura interna dos animais em níveis ideais, promovendo um melhor desempenho na conversão alimentar. O retorno do investimento tem se mostrado extremamente competitivo”, afirma.
Além do sistema de água gelada, o resfriador Hygiene (foto ao lado), projetado para aplicação em incubatórios no controle de fungos, bactérias e vírus, inova na área de controle sanitário em ambientes de incubação. Ele foi projetado para manter os níveis de umidade e temperatura ideais, além de reduzir a presença de patógenos.
Além destas duas novidades, soluções para biogás também foram apresentadas. “A tecnologia de biogás se destaca pela capacidade de transformar resíduos agroindustriais em energia renovável, proporcionando uma solução ambientalmente sustentável e economicamente viável às operações de produção animal”, explica Osni. “Com o aumento da demanda por soluções energéticas mais limpas e eficientes, a tecnologia de biogás emergiu como uma proposta estratégica, despertando interesse tanto de grandes produtores quanto de empresários focados em sustentabilidade”, afirma.
“A participação no SIAVS foi, sem dúvida, um marco. O feedback positivo dos visitantes no evento demonstrou que nossas inovações estão alinhadas às necessidades e expectativas do setor de proteína animal”, finaliza.
Sobre a empresa:
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.