31 de outubro de 2012

FMC expande o uso de embalagens ecológicas e lança a Família Green

Em 2013, a previsão é de que 80% dos produtos tenham embalagens produzidas com fonte 100% renovável; projeto das embalagens autoempilháveis JoinJug também foi lançado durante o Clube da Cana, no Guarujá
 
Soluções sustentáveis e tecnológicas para facilitar o dia a dia do produtor sempre a favor do equilíbrio do meio ambiente. Esse é o objetivo da FMC, líder do segmento de cana-de-açúcar, ao dar continuidade ao Projeto De Cana para Cana que atua com a bombona Green Jug, embalagem ecológica e pioneira entre as indústrias de defensivos agrícolas, que diminui em 25% o CO2 emitido durante a fabricação e a embalagem reciclável Ecoplástica Triex, que tem o maior índice de material reciclado, agora expande e lança a Família Green e também as embalagens autoempilháveis Green, JoinJug. Os lançamentos dos projetos foram realizados no Clube da Cana, realizado de 25 a 28 de outubro, no Guarujá (SP).
           
Com o Green Jug, lançado o ano passado, a FMC foi a primeira empresa de agroquímicos do mundo a utilizar-se dessa tecnologia e passa a expandir com o mesma metodologia para seu amplo portfólio de produtos. Os produtos da FAMÍLIA GREEN utilizarão o etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo empregado da sua composição e, por ser à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis. “A previsão é que em 2013 80% dos nossos produtos tenham embalagens produzidas com fonte 100% renovável.”, destaca o diretor de Supply Chain da FMC, André Cordeiro.
 
Cordeiro explica que o objetivo é reduzir cada vez mais o impacto do meio ambiente avançando no uso de novas tecnologias. “Reconhecemos a importância da prática da agricultura responsável, dessa forma nossa proposta é reduzir a dependência do uso do petróleo, matéria-prima mais utilizada na produção das embalagens tradicionais, utilizando mais conteúdo reciclado, uso do polietileno verde e fechando o ciclo de gestão das embalagens vazias dentro da própria indústria”, explica Cordeiro.
 
PROJETO 10L AUTOEMPILHÁVEL– GREEN -JOINJUG
 
Mais uma vez pensando na agilidade no processo produtivo do produtor, a FMC em parceria coma Unipac desenvolveu a  embalagem de 10 litros autoempilhável JoinJug. O herbicida Boral 500 SC e os inseticidas Furadan 350SC e Rocks serão contemplados com essas embalagens.  “Essa embalagem facilitará muito o dia a dia no campo, os benefícios são: eliminar a caixa e a fita do processo de empacotamento; menor recolhimento e descarte de embalagens; ganho no espaço de armazenagem e redução da utilização de pallet, além de agilizar todo o processo de logística”, explica  Cordeiro.
 
Cordeiro destaca ainda que em 2013 com a produção de 1.369.100 embalagens de autoempilhável estima-se uma redução da pegada de carbono de 1.766 toneladas de CO2.
 
CONCEITO I´M GREEN
 
As novas embalagens da FMC também obedecem às regras internacionais de produção e são certificadas pela Braskem com o selo verde I´m Green, que valida a procedência e composição dos polímeros. O selo é disponibilizado para uso dos clientes, condicionado ao cumprimento de algumas regras, que levam em consideração transparência de comunicação e atendimento às normas internacionais de selos verdes. Esses critérios têm como principal objetivo a criação de uma identificação forte e que passe credibilidade para o consumidor final.
 
As iniciativas tiveram a parceria das empresas Unipac – fornecedora das bombonas e parceira no desenvolvimento do protótipo e Brasken – que detém a tecnologia de produção do polietileno verde.

Sobre a FMC
A FMC Corporation é uma companhia química americana que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade nos diversos setores como agrícola, industrial, ambiental e de consumo. A empresa emprega cerca de cinco mil pessoas e está presente em 34 países. Em 2011, a FMC teve seu faturamento anual de aproximadamente US$ 3,4 bilhões e opera seus negócios em três segmentos: produtos agrícolas, químicos especiais e produtos químicos industriais.

 No Brasil, a FMC Agricultural Products, uma das principais empresas do segmento de defensivos agrícolas do País, está sediada em Campinas (SP). Com uma extensa linha de produtos para controle de  pragas, plantas daninhas e doenças em culturas como algodão, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, citros, milho, soja, tabaco, tomate, entre outras, a FMC vem reforçando sua posição no mercado de produtos voltados ao cultivo de grãos, HF, Café e Citrus.

Com faturamento anual de US$ 600 milhões em 2011, a FMC Agricultural Products é focada em nichos de mercado nos quais a liderança é conquistada por meio de investimentos em pesquisa, orientação ao cliente, novas tecnologias, segurança e, principalmente, em pessoas motivadas e predispostas em se inovar e se superar. Até 2014, a empresa lançará mais de 40 novos produtos, cujos registros já estão em andamento. A expansão do portfólio faz parte dos investimentos da empresa em tecnologia em prol de melhor rentabilidade na produção agrícola. Dentro de quatro anos, a empresa visa dobrar seu faturamento anual.

A empresa se destaca por ser  ágil, dinâmica, focada em antecipar as necessidades dos clientes, no resultado dos negócios, e na sustentabilidade social e ambiental das comunidades onde está presente. FMC. Uma empresa que se propõe sempre a Fazer Mais pelo Campo e acredita que o seu sucesso está no sucesso de todos os elos da cadeia: clientes, colaboradores e fornecedores.

Fonte: Alfapress Comunicações

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