9 de junho de 2022

FertiSystem: tecnologia melhora eficiência do plantio em nível

Muitos dos problemas da conservação dos solos estão relacionados ao manejo inadequado. Entre as diversas técnicas de semeadura, o plantio em nível é uma que merece destaque. A técnica milenar quando bem executada, garante que o solo consiga reter os nutrientes necessários para expressar o máximo potencial produtivo da semente. Possibilitando assim a manutenção de suas propriedades físicas, químicas e de fertilidade, propiciando ainda uma boa produtividade, evitando a erosão e reduzindo as perdas de água das chuvas.

O plantio em nível é recomendado para terrenos íngremes, sempre respeitando os declives da região. Acompanhando as curvas de nível, cada linha do plantio funciona como um empecilho que diminui a velocidade da enxurrada no caso de ela se formar sobre a superfície do terreno. Com a redução na agilidade do escoamento, há mais tempo para a água se infiltrar na terra, ou seja, conservando a cobertura natural do solo. Para tornar essa técnica ainda mais eficiente, garantindo uma semeadura eficiente sem riscos de erosão, lixiviação de sementes e perda de componentes nutricionais do solo, a FertiSystem desenvolveu para os produtores de todo o Brasil, o FS Nível. O equipamento que auxilia no plantio em nível, terraceamento e subsolagem, é compatível com todos os tratores agrícolas disponíveis no mercado, garantindo baixo consumo de energia e alta resistência à água e poeira.

De acordo com o engenheiro mecânico, Alvaro Gottlieb, gerente de P&D/Engenharia da FertiSystem (FOTO), na prática o equipamento funciona de forma muito simples.  “O sistema possui alertas visuais que indicam quando a operação de plantio está em desnível, conforme o trator se movimenta, ele capta essa angulação e indica qual o sentido que o operador deve apontar o bico do trator, se é para iniciar um aclive ou declive, o sistema sempre vai sugerir para que o plantio fique em 0 graus”, diz.

Ainda segundo o profissional, a instalação do equipamento é extremamente simples, com apenas um cabo que liga o monitor à bateria o sistema já irá funcionar. Além disso, ele é fixado no painel frontal ao condutor, ficando de fácil visualização. “É uma tecnologia que embora simples de manejar é muito eficiente, e pode ser usada para plantio de qualquer cultura ou região. Aqui no Sul, por exemplo, está sendo bem utilizada principalmente por cultivadores de fumo”, cita Gottlieb.

Cuidados com o plantio
Em diversos lugares do Brasil, é possível perceber que o plantio no sentido “morro acima, morro abaixo” na propriedade é muito presente. No entanto, os resultados dessa prática no solo são desastrosos, uma vez que esta cria vias onde a água poderá percorrer, ganhar velocidade e formar sulcos, acumulando-se na porção baixa do terreno. Assim, cria-se a condição ideal para a erosão – que resultará em perdas de insumos. “Por isso, recomenda-se o plantio em nível, que interceptará a enxurrada, pois diminuirá a velocidade da água. Além disso, é uma técnica sustentável, pois contribui para a preservação do solo”, finaliza o gerente.

Sobre
Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para revolucionar a forma de plantar com soluções inteligentes para o plantio. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo. 

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.