13 de janeiro de 2020

Ferramenta Husqvarna para revendas

Solução faz parte da transformação digital da companhia, que integra tecnologia e inovação.

A Husqvarna, empresa de origem sueca presente há mais de 40 anos no Brasil, fabricante de equipamentos para manejo de áreas verdes, desenvolveu uma ferramenta integrada ao uso de serviço da web que permite fazer pedidos em tempo real, do B2B ao ERP (sistema de gestão integrada). “Temos em nosso DNA a inovação, não só nas soluções de produtos e serviços, mas também nos processos, cada vez mais trazendo tecnologia para nosso mercado. A ferramenta integrada foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Husqvarna no Brasil, e já está servindo de benchmark para outros países onde atuamos”, afirma Mauro Favero, vice-presidente de Vendas Latam.

Renan Paiva, gerente de TI da Husqvarna, explica que a ideia de criar essa ferramenta surgiu da necessidade de otimizar o processo de lançamento e cadastramento de pedidos, antes dividido em dois sistemas: um para produtos acabados, e outro para peças e acessórios. “O principal objetivo foi agregar valor na relação com nossos parceiros de negócios, nossos revendedores”, ressalta. A nova plataforma foi criada como um croqui digital, que permite aos usuários visualizar detalhadamente os componentes de um produto acabado, peça por peça, de acordo com o modelo desejado. Quando a manutenção ou reposição da peça for solicitada, é possível executar esse pedido de forma fácil e muito rápida.

“O grande diferencial foi agregar a vista explodida de toda a nossa linha de produtos nesse processo, assim resolvemos uma dificuldade dos nossos revendedores para identificar a peça ou o acessório correto. Além disso, no processo anterior era necessário inserir o código de cada peça ou produto no sistema; hoje, com apenas um clique, a peça desejada vai automaticamente para o carrinho de compras, já com o respectivo código. A Husqvarna do Brasil é a primeira filial do grupo no mundo a consolidar um único sistema capaz de reunir todos os pedidos de produto acabado, peças e acessórios, além da digitalização da vista explodida, com grande facilidade de compra para o revendedor.

Vista explodida em um clique – Foram mais de 3 mil desenhos técnicos desenvolvidos para alcançar todas as vistas explodidas mapeadas dentro do sistema. Por ele, o cliente simplesmente abre o pop-up para fazer um clique na peça desejada, a qual vai automaticamente para o carrinho de compras, e a aquisição é concluída de acordo com as regras de negócios da Husqvarna.

Atualmente a empresa conta com mais de 800 revendas utilizando o sistema e realizando seus pedidos de maneira autônoma. A expectativa é alcançar ainda este ano 100% das revendas conectadas à nova plataforma.

Para Walder Filho, da revenda Motoagra, de Patos de Minas (MG), a ferramenta é muito valiosa, porque otimiza o tempo, ao trabalhar com um leque de equipamentos muito grande, com muitas opções. “Facilitou muito para fazermos pedidos de peças. Isso mostra que a empresa está alinhada com a transformação tecnológica que o mercado vem exigindo”, afirma ele.

Transformação digital – O roll-out dessa tecnologia já teve início na Colômbia, que será o primeiro país a receber a mesma solução. A partir do próximo mês haverá 20 revendedores testando a plataforma no modelo piloto. “Desenvolver uma ferramenta desse porte e otimizar o tempo dos nossos revendedores vai ao encontro da diretriz da Husqvarna de proporcionar cada vez mais uma experiência completa e positiva aos nossos usuários finais. Utilizamos nossa equipe de desenvolvedores para criar uma ferramenta inovadora que suprisse as necessidades da equipe comercial e das revendas. A tecnologia é um caminho sem volta, que promove benefícios para o negócio, para nossos parceiros e consumidores”, conclui Mauro Favero.

Sobre o Grupo Husqvarna – O Grupo Husqvarna é o maior fabricante global de equipamentos para manejo de áreas verdes, incluindo motosserras, roçadeiras, cortadores de grama robóticos e tratores de jardim. O grupo também é líder no mercado europeu de produtos para irrigação doméstica, e é um dos líderes mundiais em equipamentos e ferramentas de corte e diamantadas para as indústrias de construção e pedra. Em 2017, as vendas líquidas do grupo totalizaram 39 bilhões de coroas suecas (SEK), cerca de R﹩ 16 bilhões. A Husqvarna conta com uma média de 13 mil funcionários em 40 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira