17 de fevereiro de 2012

Exportações de carne bovina têm alta de 23% em janeiro

As exportações brasileiras de carne bovina tiveram um aumento de 23% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado. O volume exportado no mês passado, de acordo com a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), foi de 86,1 mil toneladas.

Por conta do maior volume do preço médio da carne maior no período em questão, a renda com as exportações aumentou e chegou a US$ 400,88 milhões. Em janeiro, a tonelada exportada custou, em média, R$ 4655,00, alta de 3,4%.

Apesar desse aumento das vendas externas, o embarque de carne bovina para o Irã, um dos principais mercados brasileiros, registrou um forte declínio. As exportações foram de apenas 2 mil toneladas, apontando um recuo de 85%.

Essa baixa, ainda segundo a associação, se deve ao país estar sofrendo sanções financeiras dos EUA em função de seu programa nuclear, e isso faz com que seja mais difícil para os iranianos adquirirem e pagarem por produtos importados.

Por outro lado, mesmo com um embargo que se estende desde o ano passado, a Rússia segue como principal destino da carne bovina brasileira.

Em janeiro, as importações russas do produto do Brasil totalizaram 16.773 toneladas. Em relação ao mesmo mês de 2011, o aumento nas compras foi de 19,9%.

O segundo maior comprador da carne brasileira é Hong Kong, que no mês passado importou 41,9% a mais do que em janeiro de 2011 e em seguida vem a União Europeia, que, por outro lado, registrou uma baixa de 0,14 nas importações se comparadas com o primeiro mês do ano passado.

Fonte: Site Boi Pesado / Com informações da Reuters.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.