23 de junho de 2020

Europa tenta boicotar plano brasileiro de agricultura sustentável

A imprensa internacional deu destaque nesta terça-feira (23) a uma campanha entre investidores contra o Brasil se valendo no discurso do desmatamento da Amazônia. A ameaça foi repercutida por grandes nomes da mídia mundial como o Financial Times, The New York Times, The Washigton Post, Bloomberg, MercoPress. De acordo com os veículos, um documento assinado por 29 empresas, entre elas a maioria europeia, foi enviado a embaixadores brasileiros expressando sua preocupação com o aumento do desmatamento ilegal da Amazônia. Entre as instituições, que gestam um fundo de US$ 3,75 trilhões em investimentos, estão a Legal & General Investment Management Ltd, a Sumitomo Mitsui Trust Asset Management e a NN Investment Partners.

“O desmantelamento de políticas ambientais e de direitos humanos está criando uma incerteza generalizada sobre as condições de investimento ou prestação de serviços financeiros ao Brasil”, diz a a carta, endereçada às embaixadas brasileiras na Noruega, Suécia, França, Dinamarca, Holanda, EUA e Reino Unido. Também na carta, as empresas afirmam que irão deixar seus investimentos em grupos frigoríficos, de comércio de grãos e até mesmo títulos do governo brasileiro caso não vejam mudanças e um progresso nas políticas de conservação do meio ambiente.

O tal documento, todavia, chega logo na sequência de um decreto do governo brasileiro que otimiza e impulsiona o mercado de títulos verdes no país. Nesta terça-feira, o Ministério da Agricultura e a Climate Bonds Initiative (CBI) lançaram o Plano de Investimento para Agricultura Sustentável, durante o webinar “Destravando o Potencial de Investimento Verdes para Agricultura no Brasil”. “Queremos ser protagonista desta nova tendência. Daí a importância de se fortalecer esse mercado de finanças verdes no Brasil, que é uma potência agroambiental, comprometida com a sustentabilidade”, afirmou a ministra Tereza Cristina durante a divulgação.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.