O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) aprofundarão seu trabalho conjunto, com foco na manutenção da segurança alimentar nas áreas rurais por meio da promoção de investimentos, da digitalização da agricultura e do fortalecimento das cadeias de valor.
Assim foi acordado pelo Presidente do FIDA, Álvaro Lario (à direita na foto), e o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero (à esquerda na foto), por meio de um memorando de entendimento entre as duas instituições assinado hoje no estado brasileiro de Mato Grosso. A assinatura foi feita durante a Reunião de Ministros da Agricultura do G20 — que congrega os países com as maiores economias do mundo e é considerado o maior foro de cooperação internacional —, este ano presidido pelo Brasil.
O FIDA e o IICA têm uma ampla história de trabalho conjunto desde 1987, quando firmaram o primeiro convênio com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos habitantes de áreas rurais das nações da América Latina e do Caribe. Esse novo acordo cria o âmbito para o desenvolvimento de projetos em regiões prioritárias da América Latina e do Caribe. O FIDA e o IICA promoverão o intercâmbio de conhecimentos e ideias em áreas como a promoção de investimentos; o uso de novas tecnologias da informação e comunicação para favorecer a produtividade e a sustentabilidade; bem como um melhor acesso ao financiamento e aos mercados dos agricultores familiares.
“Temos orgulho de levar a parceria entre o FIDA e o IICA para um novo patamar, com a assinatura desse memorando de entendimento. Só é possível construir comunidades rurais resilientes investindo em práticas agrícolas sustentáveis e em mercados que sejam justos para todos os agricultores, especialmente para os pequenos produtores que abastecem de alimentos a maior parte do mundo”, enfatizou o Presidente Lario.
“Trabalhando em conjunto, por meio de parcerias como essa, poderemos aumentar o financiamento necessário, inovar em grande escala e atingir profundamente as zonas rurais, que é onde os investimentos são mais necessários”, acrescentou.
Otero, por sua vez, ressaltou que o trabalho conjunto entre organismos internacionais e governos, que envolve o setor privado e a sociedade civil, é indispensável para abordar o desafio de sustentar a segurança alimentar e transformar a agricultura, que hoje está no topo da agenda mundial.
O Diretor Geral do IICA acrescentou: “Na América Latina e no Caribe temos 17 milhões de agricultores familiares, os quais são a coluna vertebral da nossa segurança alimentar, pois fornecem 60% do que comemos diariamente. Precisamos concentrar os esforços em ajudá-los, e é para isso que mira o trabalho conjunto do IICA com uma instituição tão valiosa como o FIDA”.
O Grupo de Agricultura do G20 foi criado em 2011 para promover a cooperação internacional para a abordagem de questões críticas, como a sustentabilidade da produção, a segurança alimentar e a adaptação à mudança do clima.
A Reunião Ministerial do Grupo de Agricultura do G20 está chefiada por Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, e conta também com a participação de autoridades dos ministérios de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, das Relações Exteriores e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além do FIDA, como única entidade financeira internacional participante das discussões sobre agricultura.
O Mato Grosso tem um papel essencial na dinâmica economia agrícola do país. Esse estado do Centro-Oeste brasileiro é o epicentro da produção brasileira de soja, milho e algodão, e possui o maior rebanho pecuário nacional.
Sobre o FIDA – O FIDA é uma instituição financeira internacional e um organismo especializado das Nações Unidas, sendo o único que combina financiamento do desenvolvimento rural com cooperação técnica. Há mais de 45 anos ele trabalha para reduzir a pobreza rural e assegurar a rentabilidade e a segurança alimentar no campo mediante a mobilização de fundos. Ele executou quase 200 projetos em 28 países, com um enfoque particular em mulheres, jovens e povos indígenas, investindo mais de 24 bilhões de dólares em associação com governos e a participação do setor privado.
Sobre o IICA – É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.