Encontro Feminino Senepol é destaque na 80ª Expogrande

Criadoras de bovinos da raça Senepol de todo o Brasil foram a sensação do “Encontro Feminino Senepol”, realizado na noite desta quarta-feira, dia 11, no Hotel Deville, durante a  Expogrande 2018, feira agropecuária que está sendo realizada até o dia 22 de abril, em Campo Grande (MS). Elas discutiram os rumos da raça na cadeia produtiva brasileira de carne e como pode ser ainda melhor definida a contribuição feminina nesse processo. O Senepol está comemorando, em 2018, cem anos no mundo e dezoito anos de Brasil, vivendo um crescimento de 25% no rebanho nacional.

Quarto maior rebanho de Senepol do Brasil, Mato Grosso do Sul é considerado um grande mercado para a raça e sedia, durante a exposição, diversas atividades promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB – Senepol). Na terça-feira, dia 10, foi realizado o evento Dia do Senepol, no auditório da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (ACRSUL), aberto pelo presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin. Na sequência, foram realizadas diversas palestras que abordaram temas como padrão racial, melhoramento genético, resultados em cruzamento industrial e genômica.

O superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, falou sobre as características da raça e seu programa de melhoramento genético, o PMGS. Já o desempenho da raça nos cruzamentos industriais foi o tema da palestra do gerente de Corte Taurinos do Centro de Performance CRV Lagoa, Cristiano Leal. A Scot Consultoria realizou uma pesquisa inédita em vinte estados brasileiros e comprovou que a indústria frigorífica vem pagando, espontaneamente, ágio para pecuaristas que trabalham com animais meio-sangue Senepol. Na parte da tarde, o “Dia do Senepol” concentrou os debates sobre melhoramento genético.

O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, mostrou a evolução das avaliações genéticas da raça dentro do programa Geneplus, responsável pela elaboração do Sumário de Touros Senepol. O funcionamento do Geneplus, na prática, ficou a cargo do zootecnista do programa, Lucas Nascimento Silva. Já o professor da UNESP, Fernando Garcia, apresentou a aplicação da Genômica na seleção do Senepol. De acordo com a ABCB Senepol, até o final do ano, mais de 3.500 amostras genotipadas de animais da raça serão coletadas em rebanhos de todo o Brasil, viabilizando a geração das DEP´s (Diferenças Esperadas na Progênie) genômicas que serão incorporadas ao Sumário de Touros 2019.

A Expogrande ainda teve uma mostra de animais Senepol nos pavilhões J e L do Parque de Exposições, degustação de carne e o Leilão Pérolas do Senepol. O Leilão Senepol da São José vai ser realizado no dia 12 de abril, às 19h, no Tatersal de Elite 1. Sem falar em uma tarde especial para as crianças, no dia 12 de abril.