Evento organizado pela Scot Consultoria reúne mais de mil profissionais ligados à Pecuária do Brasil e atesta que o produtor investe cada vez mais na nutrição dos rebanhos
Quase mil profissionais do Brasil e de países da América do Sul participaram do ‘Encontro de Intensificação de Pastagens’, tradicional evento organizado em Ribeirão Preto (SP) pela Scot Consultoria, empresa dedicada à coleta, análise e divulgações do mercado agro. E consagraram: definitivamente, existe um novo momento na Pecuária do Brasil quando o assunto é tecnologia, qualidade e manejo de solos e forragens para nutrir os bovinos brasileiros de corte e leite. Em discussões técnicas, econômicas e de gestão que informaram os profissionais do segmento sobre conhecimentos necessários para enfrentar os principais desafios da pecuária a pasto, explorando estratégias e técnicas inovadoras de manejo de pastagens. Gestão do pasto, manejo de precisão, sistemas de irrigação, metodologias de adubação, adesão à sistemas integrados, conjuntura político-econômica, insumos agrícolas, gestão de equipe e indicadores de produção. “Não existe segredo na produção de carne bovina. É trabalhar sem parar de olho no bom manejo do solo e na necessidade de pastos de qualidade e suplementação mineral no momento indicado. Tudo para manter uma produção constante da proteína. E os criadores possuem muitos pontos de contato com técnicos competentes de empresas, entidades, fornecedores e universidades”, recitou o especialista máximo em forragens, Moacyr Corsi.
E dá-lhe pasto alavancando a produção de carne, o cuidado com o bem-estar animal na corrida tecnológica, o papel da irrigação, a importância da adubação e dos sistemas integrados, a crise histórica nos preços da arroba bovina e o entendimento das equipes e a organização das equipes de trabalho. O evento reuniu 16 palestrantes entre produtores, professores e pesquisadores. “Em um sistema pecuário, três são os pilares: taxa de lotação, ganho médio diário e preço. Se eu não controlo os dois primeiros, fico dependente do terceiro. Os produtores devem focar nas variáveis que estão da porteira para dentro, para se tornarem menos vulneráveis às flutuações de mercado”, analisou Janaina Martuscello, professora da Universidade Federal de São João del Rei. “Passamos um bom tempo da gestão buscando uma fórmula mágica, mas ela não existe. Nada se aplica a todas as fazendas da mesma forma, cada propriedade tem suas particularidades”, acrescentou Vanessa Chiamulera, gerente de processos do Grupo Morena. De forma intercalada às palestras, o Encontro contou ainda com quatro debates, onde os palestrantes tiveram mais tempo para desenvolver raciocínios e responder as perguntas do público.
No último dia, o centro de eventos seguiu movimentado com o ‘Perfarm Experience’, encontro organizado pela Perfarm, empresa do grupo Seedz, a responsável pelo evento. Tiago Aleixo, superintendente do Campo Digital da Coopercitrus, apresentou uma palestra sobre como a gestão da informação pode ajudar no dia a dia do agronegócio. Também subiram ao palco Marcelo Lopes, diretor comercial Brasil da John Deere, e André Coutinho, da Seedz, este último tratando de como conhecer a fundo a propriedade rural, os dados que podem potencializar a eficiência e lucratividade, otimizando a performance produtiva.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.