A Embrapa promove, no dia 3 setembro, das 8h às 12h, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), o primeiro dia de campo sobre “Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono”, para um público estimado de 100 participantes, entre produtores, técnicos, acadêmicos e profissionais do agronegócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: https://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/dia-de-campo-sbc. O evento será realizado na Vitrine de Tecnologias do Programa Soja Baixo Carbono (www.sojabaixocarbono.com.br), uma iniciativa da Embrapa Soja com sete empresas apoiadoras – Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL – que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis do aquecimento global.
A palestra de abertura, no Auditório da Embrapa Soja, irá abordar a primeira versão das diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono, seguida de uma apresentação sobre a teoria e a prática da integração de boas práticas agrícolas. Na sequência, estão previstas quatro estações técnicas a serem realizadas no campo que, segundo a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli, irão demonstrar a dinâmica da rotação de culturas e os impactos das boas práticas agrícolas na redução das emissões de carbono.
“A programação das estações técnicas contará com a apresentação de diferentes modelos diversificados de produção; assim como com apresentação dos benefícios da inoculação e da coinoculação em soja e o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no alcance de uma produção de soja mais sustentável. Toda a programação terá como foco central as tecnologias que podem contribuir para a mitigação das emissões de GEE”, reforça Roberta.
PROGRAMAÇÃO
8h30 Abertura: Auditório da Embrapa Soja
8h40 Palestra: Diretrizes técnicas para certificação Soja Baixo Carbono
9h10 Palestra: Integração de boas práticas agrícolas: da teoria à prática
9h40 Coffee break
10h Deslocamento para o campo
10h20 às 12h Estações técnicas: Vitrine SBC
Estação 1: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcio milho + forrageiras tropicais
Estação 2: Modelos de produção diversificados no contexto na mitigação das emissões de GEE: consórcios de coberturas e o papel do trigo
Estação 3: Inoculação e coinoculação no contexto na mitigação das emissões de GEE
Estação 4: Manejo integrado de pragas na mitigação das emissões de GEE: resultados da 1ª safra
12h10 Encerramento
Serviço:
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.