Eficiência na produção de carne de qualidade estimula genética Braford

Resultados de prova de desempenho demonstram adaptação e vantagens do Braford Pitangueira.

O Grupo Pitangueira, conhecido como a marca do Braford brasileiro, comemora um primeiro semestre de muito sucesso. Depois de faturar o título de melhor fêmea rústica da Exposição Nacional da Raça Braford com a fêmea Pitangueira TE S5011, os criadores deixaram sua marca na edição 2019 do Centro de Performance CRV Lagoa, realizado em parceria com a ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford).

Na prova, que reuniu 62 animais (30 Braford e 32 Hereford), de 25 criatórios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o plantel Pitangueira despontou com a classificação de dois animais entre os quatro primeiros colocados. Os testes, que são desenvolvidos em regime de confinamento durante 56 dias, avaliam quesitos como ganho de peso, características fenotípicas, reprodutivas e o Consumo Alimentar Residual (CAR). Além desses indicativos, os animais são submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e andrológico.

O touro Pitangueira S252 foi o segundo colocado na prova de eficiência alimentar e a genética do gado de Pedro Monteiro Lopes também se destacou com o animal Pitangueira S191, que obteve a vice-liderança na lista de identificação dos melhores em Área de Olho de Lombo (AOL).  A medida de 97,84 cm de AOL do touro é considerada de alta relevância como valor genético, pois a característica está relacionada à produção de carne de qualidade com maior rendimento em áreas de cortes nobres.

Os grandes resultados do primeiro semestre funcionam como combustível de estímulo para a seleção Pitangueira. As conquistas de pista de julgamento e provas reforçam a confiança de que os animais Braford do criatório são adaptados a qualquer meio e possuem carga genética consistente, relacionada com características que representam ganhos econômicos para a atividade pecuária. Animais tão produtivos e funcionais, como o S252 e o S191, estarão em oferta no Leilão Pitangueira e Convidados, que acontece no dia 5 de outubro, na Fazenda Espinilho, em Maçambará (RS). O remate oficializado pela ABHB terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. A Programa Leilões será a responsável pela venda dos animais que representam a ponta do melhoramento genético da criação de Braford mais premiada do Brasil.

Sobre o Grupo Pitangueira. Considerado a marca do Braford brasileiro, o Grupo Pitangueira tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no País. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e, também, um dos fundadores da Conexão Delta G, que é o mais antigo programa de melhoramento genético brasileiro e com o maior banco de dados. O rebanho também é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e se destaca pela rigorosa seleção voltada à produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto. O Grupo Pitangueira é igualmente referência na agricultura com um forte trabalho na cultura de arroz irrigado. Instalações modernas e investimentos permanentes em melhoria contínua e inovação sustentam uma safra anual de 50 mil toneladas, exclusivamente em lavouras próprias. O Arroz Pitangueira é um dos líderes na produção gaúcha e tem uma das principais unidades de beneficiamento e comercialização do Rio Grande do Sul.


Compartilhar:

Email Facebook LinkedIn Twitter Print

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira