Distribuidores de sementes forrageiras da América Latina contam o sucesso de suas vendas

Parceiros da Barenbrug na Colômbia e no Paraguai visitam a planta fabril da empresa no Brasil e reforçam sua estratégia comercial

Qualidade, garantia, profissionalismo, confiança, segurança, produtividade e inovações tecnológicas, foram os discursos unânimes dos distribuidores de sementes forrageiras incrustradas da América Latina. Nas últimas semanas, a Barenbrug do Brasil, companhia especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes forrageiras, recebeu dois parceiros em sua planta fabril: Alejandro Sáenz, filho de Miguel Sáenz, proprietário da Sáenz Fety, situada na Colômbia e Fabrício Romão, vice-presidente da Rural Makro, no Paraguai.

PARCERIA DE SUCESSO

Sáenz conta seu relacionamento com a Barenbrug. “Nossa história com a Barenbrug mundial começou em 2013, com a unidade da Nova Zelândia. É uma empresa líder mundial em todo o tema de forrageiras (tanto temperadas quanto tropicais) e isso nos motivou a conhecer a companhia e realizar uma parceria com a melhor empresa do setor. Por meio desse contato, conhecemos a matriz na Holanda e, depois, a unidade brasileira, quando compramos nossas primeiras sementes em 2015. ”, explica.

A história de Romão é mais recente e iniciou sua parceria faz um ano e ressalta o diferencial da empresa. “Além da tradição centenária, escolhemos a Barenbrug pelo respaldo genético, qualidade do produto e sempre trazendo inovações em tecnologia. Tem o pacote completo: estoque, logística, industrialização das sementes com alta qualidade e segurança. Além de trazer cultivares adequadas com as realidades climáticas e de solo do Paraguai”, destaca o vice-presidente. Sáenz também reforça o motivo da parceria. “Antes de comercializar, nós realizamos pesquisas para investigar a qualidade do produto que estamos comprando. Avaliamos, no caso da Barenbrug, se as sementes forrageiras funcionam no clima e solo da Colômbia e estamos acertando”, comenta.

ESTRATÉGIA COMERCIAL

Mas como estão as compras desses parceiros tão importantes em seus países? “Em 2015 compramos 70 toneladas, em 2016 foram 200, e em 2017 nossa expectativa é comprar entre 300 e 400 toneladas. Nosso mercado é 100% na Colômbia”, explica Sáenz que detém 50% do mercado de forrageiras na Colômbia. Iniciando o primeiro trabalho com a Barenbrug, na primeira safra foram adquiridas 200 toneladas de sementes pela Rural Makro, empresa que conta com cerca de 25% da fatia do mercado do segmento no Paraguai.

POR DENTRO DA FÁBRICA

Os distribuidores conheceram toda a empresa, campos demonstrativos com as diversas cultivares e apontaram os principais destaques na visita à fábrica. “Já conhecia e trouxe um grupo de 11 pessoas especialistas em forrageiras de clima tropical para conhecer as cultivares da empresa em Guaíra (SP) e Uberlândia (MG). Conhecemos na planta de Guaíra todo o processo pelo qual a semente passa para receber o processo de incrustação, além das pesquisas e testes que são realizados”, conta Sáenz que disse que se impressionou com a planta da unidade, as máquinas e equipamentos de ponta e disse. “Nenhuma outra empresa de forrageira no Brasil possui essa tecnologia:  a Barenbrug utiliza ferramentas de primeira geração. Também me impressionou todo trabalho realizado em pesquisa e desenvolvimento para atingir maior produtividade dos híbridos”.

Já para o Romão que também já conhecia as dependências da Barenbrug no Brasil foi a organização da planta, o cuidado nos mínimos detalhes em todo o processo produtivo, principalmente com a segurança, que mais chamaram sua atenção. “Me impressionei com a facilidade do contato com os diretores na linha de frente, é uma empresa ágil e voltada para minha realidade”, comenta.

O Diretor Comercial da Barenbrug, Rudi den Hartog, orgulha-se desse resultado e destaca. “Nosso objetivo é exatamente esse, de melhorar a rentabilidade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuário em todos os ambientes e contextos climáticos e de mercado, com inovação e qualidade em forrageiras, contribuindo com a  produtividade animal dos pecuaristas das diversas localidades. Estar próximo do cliente para entender a sua demanda e entregar o que há de mais inovador. Agradeço por essa confiança depositada e garanto que vamos investir e trabalhar cada vez mais para essa parceria ser mais duradoura ”.

Sobre a Barenbrug Brasil

A Barenbrug do Brasil é uma empresa do Royal Barenbrug Group, com mais de cem anos de vida, pioneira e líder mundial no segmento de forrageiras. É especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes de forrageiras. Desenvolve tecnologias inovadoras para manejo de pastagem e, por meio do programa de melhoramento genético e de sua rede de distribuição, oferece cultivares superiores ao setor agropecuário, adaptadas e com alto potencial de conversão em produto animal. A empresa foi fundada na Holanda em 1904 e possui 27 filiais presentes em todos os continentes – especializadas também no melhoramento genético e na produção de sementes para gramados e forrageiras – o que a torna uma das maiores companhias do setor no mundo. No Brasil desde 2012, a Barenbrug é a única empresa privada especializada em forrageiras tropicais. Para mais informações, visitewww.barenbrug.com.br.