17 de janeiro de 2020

Distribuição de Insumos! Por Ulisses Riba

Para onde a revenda do nosso país caminha?

Para os especialistas e empresários, a concentração vai permanecer nesta nova década. Como negócio, investimento. Porém, o foco regional ainda vai marcar a atuação do segmento. Vender e dar assistência a quem produz num raio máximo. Logo, não é unir e sim espalhar pontos de venda.

As cooperativas avançam no varejo. De várias áreas. Citrus, cana, grãos. No ano passado, chegaram às máquinas, com a Cocamar adquirindo distribuição da John Deere no Norte do Paraná. Cocamar Máquinas.

O mesmo com a indústria. A Syngenta abriu seu ponto de venda próprio, no fim do ano passado, em Ijuí (RS), e promete outro no fim deste mês, em Santa Maria (RS). Já a Ubyfol teve a mesma ideia há mais de uma década, quando pôs para rodar uma revenda dela no Paraguai.

E a tradicional revenda, a histórica, velha de guerra? Precisa de profissionalização constante. Vendas, estoque, rever lista de clientes, analisar margens, visão crítica sobre o portfólio. Não faltam consultoria e casos de eficiência no Brasil.

Voltaremos sempre ao assunto.

A novela da vida – Bonsucesso, a novela das sete e meia da noite na TV Globo. Novo espaço editorial dos diretores e roteiristas ‘socialistas de botequim do Baixo Gávea’ do Rio de Janeiro. Dois capítulos, dois ‘panfletos’ na boca do personagem do ator Antonio Fagundes. “Viva os defensores da liberdade de ideias, da cultura diversa e inclusiva”. “Abaixo aos momentos de intransigência e intolerância”. Hummm. A que época se referem? 2003 a 2016?

Um abraço!

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira