18 de outubro de 2013

Cotrijal renova habilitação para comercializar soja para produtores de biodiesel

Os presidentes da Cotrijal, Nei César Mânica, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Nienow, assinaram, no dia 16 de outubro, o documento que renova a habilitação para comercialização de soja com empresas produtoras de biodiesel para fins de obter ou manter o Selo Combustível Social.

A habilitação é possível desde 2012, devido a uma mudança nos critérios de concessão, manutenção e uso do Selo Combustível Social, através de portaria, publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Até então, o MDA exigia que a cooperativa deveria ter 70% do seu quadro social, no mínimo, composto por agricultores com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para poder se habilitar à venda de soja a empresas produtoras de biodiesel que têm o selo. Com a publicação da portaria, as cooperativas que possuem percentual mínimo de 60% de dapianos ficam autorizadas a participar desse programa.

Mânica ressaltou que é muito justa a conquista, já que o produtor estava sendo penalizado em não poder usufruir de um benefício que foi criado pelo governo federal para auxiliar a agricultura familiar. “Nosso empenho sempre foi em prol do associado, porque ele vai ser o grande beneficiado com essa conquista”, ressalta o presidente da Cotrijal.

Conforme a portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na região Sul, o percentual mínimo de aquisições de matéria-prima do agricultor familiar, feitas pelo produtor de biodiesel para fins de concessão, manutenção e uso do Selo Combustível Social, está estabelecido em 35% na safra 2012/2013 e 40% a partir das safra 2013/2014.

A reunião contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do vice-presidente, Jairo Marcos Kohlrausch; do superintende Adminsitrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; do superintende de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; do gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; do gerente Comercial Graos, Luis Cláudio Gomes; do gerente da unidade de Não-Me-Toque, Airton Mário Görgen e do presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, Pedro Paulo Nienow.

Fonte: Cotrijal

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.