5 de agosto de 2022

Copacol atende 20 entidades do PR, MS e DF em ações do Dia C

Uma grande mobilização em favor da comunidade: assim pode ser definido o Dia C, o Dia de Cooperar, realizado pela Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) em ações simultâneas em diferentes regiões do País. Do Sul ao Centro-Oeste brasileiro, a empresa engajou produtores rurais, colaboradores e clientes para cooperar em mais uma edição da campanha.

Ao todo, foram mais de dez toneladas de alimentos doados para famílias em vulnerabilidade social e entidades que atuam com atendimento a pessoas com deficiência, idosos e crianças. Foram mais de 20 instituições beneficiadas em cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em Formosa do Oeste, no Paraná, foram 160 cestas básicas arrecadadas na campanha e que tiveram como destino a Pastoral da Igreja Católica – os alimentos chegaram até as famílias incluídas em ações sociais do município. “Não tinha como alimentar meus filhos. A doação veio na hora certa. Estou desempregada e cuido sozinha dos meus três filhos. Só posso agradecer a todos que ajudaram”, diz Diane Benedito de Lima, beneficiada da ação em Jotaesse, Tupãssi, Paraná.

Com participação no desenvolvimento das comunidades onde está inserida, a empresa uniu forças para executar atividades de impacto trazendo benefícios a todos. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os colaboradores dedicaram um dia para doar sangue ao Hemocentro. “Nunca tinha doado sangue e agora me tornei doadora. O sentimento é de gratidão de poder ajudar ao próximo”, diz a vendedora do mercado interno, Mirilainy Rodrigues Oliveira, que atua na filial da Cooperativa em Campo Grande.

Em Luziânia, Goiás, materiais de higiene arrecadados pela filial da Copacol em Brasília beneficiaram o Lar dos Idosos e também marmitas foram entregues para desabrigados na Central de Abastecimento do Distrito Federal. “Vamos continuar com nossas ações o ano todo. É muito bom poder ajudar a transformar a realidade para melhor”, afirma Tiago Moratelli, gerente da Unidade de Vendas da Copacol em Brasília.

Outra importante mobilização do Dia C da Copacol ocorreu em escolas públicas de Planalto, Pranchita e Capanema, no sudoeste do Paraná. Além da limpeza nas áreas internas, os colaboradores se uniram para reformar depósitos e parques infantis. “Fico emocionada ao ver essa reforma. Estudei aqui e hoje minha filha estuda no mesmo lugar”, diz Elizandra Botccher, que acompanhou a ação na Escola Municipal Afonso Arinos, em Capanema.

Para todos – Com as doações foram beneficiadas Apaes, Pastorais da Criança, Cáritas Diocesana, Casas de Apoio para pacientes em tratamento ao câncer, Lares de Idosos, Casas de Acolhimento para crianças e adolescentes em Cafelândia, Jesuítas, Cascavel, Formosa do Oeste, Goioerê, Jotaesse, Nova Aurora e Toledo – no oeste paranaense. Já em Capanema, Planalto e Pranchita, no sudoeste, houve revitalização em escolas, e em Pérola do Oeste, um café especial foi servido para alunos, pais e professores da Apae. Um dos princípios do cooperativismo é auxiliar e desenvolver a comunidade em que a Cooperativa está inserida. “O Dia C é o momento de proporcionarmos à comunidade essa contrapartida. Mobilizamos a todos para beneficiar instituições e famílias mais necessitadas. Nesse ano conseguimos aumentar a abrangência de ações, multiplicando as benfeitorias”, destaca o diretor-presidente, Valter Pitol.

Devido ao grande volume de ações, o Dia C da Copacol virou Mês do Cooperativismo. As atividades ocorreram durante julho inteiro. Colaboradores, integrantes dos Grupos Femininos, cooperados e parceiros de todas as unidades estiveram unidos na campanha. “A Cooperativa sempre esteve bastante presente nas comunidades através de seus projetos sociais e também do Dia C e do Outubro Rosa. O sentimento que fica agora é de gratidão a todos”, afirma a assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Dal Molin.

A Copacol Referência na produção de alimentos no Brasil, a Copacol envia seus produtos para mais 76 países. Com vínculos cooperativistas, a empresa tem em sua base o desenvolvimento econômico e social das regiões onde está inserida, começando pelos seus 6,9 mil cooperados – produtores rurais que atuam com avicultura, agricultura, suinocultura, piscicultura e bovinocultura de leite. A Cooperativa tem como meta atingir um faturamento de R$ 9 bilhões por meio das atividades neste ano. Em 2021, a empresa pagou R$ 291 milhões em impostos, que são convertidos em obras e serviços públicos nos municípios, beneficiando toda a comunidade. Com 16 mil colaboradores, a Copacol possui reconhecimentos importantes por valorizar e incentivar o profissionalismo na empresa: obteve o selo GPTW, Um Ótimo Lugar para se Trabalhar, e também recebeu o Prêmio Melhor Empresa do Agronegócio, pela LIDE Paraná.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.