Conhecer mais sobre o cooperativismo para se integrar e participar ainda mais ativamente de uma corrente de união que traz prosperidade nas comunidades nas quais ela é praticada. Esse é um dos objetivos de viagem técnica organizada pela Unicoop (Universidade Coopavel) e que acaba de levar 45 mulheres cooperativistas à região de Carambeí, no Sul do Estado, onde está a Frísia, uma das mais importantes cooperativas do Paraná.
As mulheres que participaram da viagem são ligadas à Cooperelas, movimento criado há mais de dois anos na Coopavel e que aproxima associadas e colaboradoras mais intensamente do mundo da cooperação. “Nessa e em outras viagens técnicas que virão elas têm a oportunidade de interagir e conhecer a cultura cooperativista e o funcionamento da cooperativa por meio da troca de experiências e relatos de trabalho e superação”, informa Tábita Paraizo, da Unicoop.
A programação cumprida na visita à Frísia foi a seguinte: palestra motivacional com equipe de marketing da cooperativa; visita à propriedade da cooperada Marlene Kaiut e passagem por locais que rementem à colonização e ao contínuo fortalecimento da cooperação nessa região do Estado. De acordo com Tábita, esse tipo de atividade é importante para valorizar as mulheres e para que, com mais conhecimento, elas consigam consolidar seu papel de protagonismo no cotidiano das propriedades rurais.
Sonho realizado – Um sonho realizado. Assim Crislaine Alberton Hoffmann, integrante do Cooperelas, resume a experiência de poder conhecer a propriedade da produtora rural Marlene Kauit. “Há cerca de cinco anos, sigo a Marlene pelas redes sociais. A história dela me inspirou a voltar à propriedade do meu pai (João Alberton) e colocar em prática o que aprendi na universidade, no curso de Engenharia de Alimentos, e no estágio no qual vivenciei pela primeira vez sobre qualidade do leite”.
A experiência no laticínio, segundo Crislaine, somente fortaleceu o amor pela área. “Hoje (no dia da visita), a Coopavel me proporcionou um aprendizado na cultura holandesa e mostrou como o cooperativismo é importante para a gente se manter unido e produzindo, principalmente em momentos de dificuldades”. Nada é fácil, conforme a produtora rural, mas com fé, gratidão e força de vontade é possível chegar aonde se quer.
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.