Confinar: parceria que faz sucesso no Nordeste!

A Confinar Produtos Agropecuários Ltda. turbina as vendas na região atuando ao lado da UCBVET…

São quase quarenta anos de atuação e dezesseis lojas próprias espalhadas por dois estados, Bahia e Sergipe. Somente em Feira de Santana, cinco unidades, uma delas a matriz. E comercialização a toda em Lagarto, Barreiras, Alagoinhas, Castro Alves, Itabuna, Vitória da Conquista, Riachão do Jacuripe, Serrinha, Itaberaba, Capim Grosso e Ribeira do Pombal. Esta tradicional oferta de insumos para produtores rurais do Nordeste do Brasil já resultou em faturamento dobrado nos últimos três anos e deve emplacar um crescimento acima da média do mercado em 2018.

A Confinar Produtos Agropecuários Ltda. foi criada pelo empreendedor Romeu Carneiro, nascido ali mesmo na região, depois de trabalhar anos como representante comercial. Começou, há quase quarenta anos, como “A Sertaneja”, nome que ainda estampa a fachada da loja baiana de Feira de Santana. O fundador ainda atua, mas os negócios estão cada vez mais nas mãos dos filhos. Ricardo, que é engenheiro-agrônomo, Wendell, contabilista, e Manuela, que é formada em Administração de Empresas e está cursando Medicina Veterinária. A mãe, Marcia Leão, também ajuda na administração. A Confinar atrai clientes pela variedade e quantidade. Possui um portfólio de quase quatro mil itens, emprega cerca de uma centena de colaboradores, entre balconistas, motoristas, representantes e vendedores, e atende fazendeiros, pecuaristas e lavradores de perfil bem variado, além dos consumidores da zona urbana. A venda no balcão é forte incluindo sementes, herbicidas, defensivos agrícolas, máquinas elétricas. Distribui ração e vende praticamente todas as grandes marcas.

Porém, é uma parceria firmada há três anos que vem dando gás forte às vendas de insumos. A Confinar se juntou à tradição da UCBVET, empresa com mais de cem anos, que marca presença no Brasil inteiro, exporta para países da América Latina e África, e é uma das indústrias de medicamentos veterinários nacionais mais conhecidas e tradicionais no setor. O principal objetivo foi aproveitar a qualidade de uma equipe composta por profissionais altamente qualificados, com médicos-veterinários, farmacêuticos, químicos, biólogos e zootecnistas. E que possui no portfólio 57 produtos em 106 apresentações, destinados ao tratamento de cães, gatos, bovinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves. São antimicrobianos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos, reconstituintes orgânicos, endectocidas, endoparasiticidas, ectoparasiticidas e hormônios. “Os resultados dessa união estão sendo tão positivos que a Confinar se transformou no primeiro cliente da UCBVET nas Regiões Norte e Nordeste e está entre os dez maiores do Brasil”, conta Douglas Machado Boaventura, médico-veterinário, seis anos de UCBVET, sendo  três nesta região, trabalhando como representante comercial. “O crescimento nas vendas dobrou neste período e a expectativa é crescer 16% em 2018”, completa.

A revenda compra cinquenta apresentações de produtos da empresa, nos segmentos de pecuária (corte e leite), pet, caprinos e ovinos. A sensação têm sido as soluções para animais de estimação, pois o Nordeste também vive o grande crescimento deste mercado, assim como outras regiões do Brasil. “O Nordeste é líder na comercialização de alguns itens do portfólio UCBVET, que têm espaço especial nas prateleiras, como o Antitóxico UCB Oral, um terapêutico para cães e gatos. Eu cheguei a ganhar o prêmio em 2017 como o que mais vendeu o produto”, conta Douglas. A boa performance está baseada em diversas ações que envolvem as lojas e a indústria. Caso da presença de um promotor de vendas no cotidiano da Confinar, Tiago Carneiro, há um ano na função. “Ele e a equipe de dez vendedores fazem girar os produtos. Vão a fazendas, conversam com o produtor, ensinam como aplicar os produtos”, explica o representante da UCBVET.

E ainda tem as promoções, café da manhã, treinamento para balconistas, reuniões mensais, premiação dos melhores representantes e balconistas. Em 2018, os dezessete melhores serão homenageados. “E estamos alcançando êxito. As cotas estão sendo cumpridas, os primeiros cinco meses fechamos muito bem e as vendas estão fluindo. Agora, é manter o trabalho com resultados crescentes”, conclui Douglas, na mesma linha do pensamento do Gerente Regional de Vendas da UCBVET, Élio Alves Gomes. “Diante de uma decisão corajosa, surgiu uma parceria de sucesso. Confinar e UCBVET, juntas para crescer continuamente. Um resultado que deu certo e vai continuar dando certo”, comemorou.