22 de outubro de 2021

Como ter sucesso na Estação de Monta com prenhez rápida

A “Estação de Monta” é um manejo decisivo para a criação de bovinos de corte, pois é quando as matrizes são expostas ao touro ou, ainda, quando são realizadas as inseminações artificiais (IA) na propriedade. Na maioria das propriedades este manejo reprodutivo ocorre entre outubro e janeiro. Realizar com maestria a Estação de Monta afetará diretamente o faturamento da propriedade. Cumprindo a etapa de monta, a gestação ocorrerá na melhor época nutricional das forragens (período chuvoso) que aliada a suplementação específica irá proporcionar melhor desenvolvimento fetal que é importantíssimo para se obter o bezerro do cedo. Além disso, todas as parições irão se concentrar nos meses que coincidem com o período seco, quando é menor a incidência de doenças e parasitas como carrapatos, bernes, moscas e vermes.

A Estação de Monta é realizada nesse período de outubro a janeiro por ser uma época onde a oferta de alimento (forragem) é mais abundante e nutritiva. Segundo o adágio popular, nas vacas “o cio entra pela boca” e para isso acontecer os animais devem ter boa oferta de forragem aliada a uma suplementação mineral direcionada que complementa a forragem e atende as exigências de macro e microminerais que são essenciais para a reprodução.A produção de leite assim como a reprodução dependem totalmente de boa oferta de forragem e a qualidade da forragem depende da fertilidade do solo, época do ano e do manejo da pastagem. Dessa forma, a suplementação deve ser ajustada para cada categoria animal, época do ano e bioma.

A reprodução poderá ocorrer, se a condição corporal da vaca, a nutrição e a sanidade estiverem adequadas. Entre30-45 dias após o parto a vaca volta a ciclar e, então,pode ser coberta por um touro ou ser inseminada.Os suplementos minerais Matsuda Fós Reprodução Embryoe o Fós Reprodução são excelentes produtos para o produtor adotar na suplementação das matrizes e reprodutores visando bons resultados reprodutivos. Esses suplementos fornecem macro e microminerais em concentrações adequadas para atender essa demanda reprodutiva otimizando a produção de maior quantidade de bezerros do cedo.

O bezerro do cedo é aquele bezerro (a) que teve sua nutrição fetal no período de melhor oferta e qualidade nutricional de forragem. Nasceu nos meses de agosto e setembro, período seco, onde tem menor desafio sanitário e será desmamado nos meses de março e abril. Nos meses de outubro, novembro já com boa oferta de forragem verde esse bezerro, imitando sua mãe,inicia o pastejo das pontas das folhas do capim que são palatáveis, tenras e extremamente nutritivas. Para otimizar esse consumo e, principalmente, o aproveitamento da forragem consumida devemos lançar mão do sistema de creepfeeding que promove melhor desenvolvimento dos compartimentos do estômago onde ocorre a fermentação (digestão) e aproveitamento da forragem ingerida. Com isso, o bezerro passa consumir mais o suplemento e forragem e diminui as mamadas. O creepfeedingtem duplo benefício porque “folga a matriz’ que estará gestando novamente e precisa fazer uma nutrição fetal adequada e no bezerro proporciona condição de maior ganho de peso até o desmame. Finalizando o conceito de bezerro do cedo, esse animal será desmamado entre os meses de março e abril onde ainda terá oferta de capim verde que, aliado a um bom manejo nutricional,continuará a ganhar peso e terá total condição de ser o Boi China.

A estação de monta concentra as coberturas, as gestações, os nascimentos e os desmames nas melhores épocas para cada manejo. Isso otimiza a mão de obra e os rendimentos financeiros são alcançados pelos melhores preços pagos aos bezerros do cedo. Sabemos que os bezerros do cedo são mais pesados ao desmame e esse bezerro será o boi china que é também melhor remunerado. Importante lembrar, também, que as bezerras do cedo serão as futuras matrizes do rebanho e elas também são mais precoces ao início da fase reprodutiva e deixam melhores bezerros (as) durante sua vida útil na propriedade.

Diogo Fleck é zootecnista do Grupo Matsuda.

 

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.