Começa nesta segunda-feira o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

“É o agronegócio, representante de 35% de todas as vagas de emprego no País, além de ser responsável por 41% de todas as exportações e 23% do PIB nacional, que deve crescer ainda mais nos próximos anos, devido a um aumento na demanda de países como a China e mudanças no padrão de consumo.” A afirmação é do empreendedor e consultor Marcelo Prado, um dos palestrantes do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), tradicional evento focado nas lideranças das cooperativas do Brasil, que começa nesta segunda-feira, dia 16, em São Paulo, no Hotel Transamérica.

Cerca de cem cooperativas já estão confirmadas para o evento. Entre as novidades, destacam-se apresentações em inovações tecnológicas e CDs verticalizados. As empresas expositoras são do ramo de insumos, defensivos, adubação, implementos e outros, abrangendo desde o plantio até a colheita.

O encontro ocorre em um cenário bastante promissor para o agronegócio brasileiro. Dados recentes mostram que as exportações atingiram a marca de US$ 96 bilhões no ano passado, um considerável aumento de 13% em comparação com o ano anterior. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao destacar o superávit da balança comercial de US$ 81,8 bilhões, o segundo da história.

Durante o Enca serão abordados temas relacionados à intercooperação e cooperativismo, gestão, inovação e responsabilidade social. Enquanto uma das patrocinadoras do evento, a Senior – empresa referência em tecnologia para gestão no Brasil – apresenta para cerca de 30 presidentes de cooperativas, reunidas em uma mesa temática, dentro da programação do encontro, palestra com o tema Sua cooperativa está preparada para crescer com tecnologia e gestão? As cooperativas agropecuárias representam 40% do faturamento no País.