17 de fevereiro de 2012

Cobre, um elemento essencial

Conhecido desde tempos imemoriáveis, o Cobre teve seu primeiro uso ainda na pré-história, na fabricação de moedas, jóias e até armas. Com o tempo, descobriu-se que o elemento presente na natureza é essencial para o crescimento e desenvolvimento normal dos vegetais. Classificado como microelemento, a sua falta pode causar a interrupção no ciclo de vida da planta, ou seja, ela se não se desenvolve. Dentre as suas principais funções, destaca-se a participação em processos fisiológicos, como fotossíntese, respiração, distribuição de carboidratos, redução de nitrogênio, metabolismo de proteínas e tem efeito direto na fertilização do grão de pólen. Quem explica essas informações é o Gerente do Departamento Técnico da Improcrop, Leonardo Porpino Alves.

Além desses benefícios nutricionais, o cobre tem uma grande participação em manejos fitossanitários. “Ao entrar em contato com o patógeno, os íons de Cobre têm acesso ao seu interior, e através de processos osmóticos, fazem com que ocorra um aumento da permeabilidade na membrana celular. Esse processo provoca um vazamento de sais presentes na célula, sendo assim, os íons de Cobre se acumulam, formando complexos com enzimas dos grupos sulfidrila, hidroxila ou carboxila, que são inativas levando a desordem generalizada do metabolismo”, explica Leonardo. 

Controle natural
O Cobre foi o primeiro composto químico utilizado para o controle de uma doença na planta. Isso ocorreu por acaso, quando os franceses Gayon e Millardet misturaram sulfato de cobre no cal hidratado, ainda no século 19. Esta mistura, conhecida como Calda Bordalesa, foi considerada na época, a solução para suprir a humanidade de alimentos, já que seu uso tornou-se padrão para o controle de doenças nas videiras, melão, batata, tomate entre outras hortaliças.

Lançamento
Por isso, um produto à base de Cobre é tão importante. A Improcrop sai na frente e lança o CopperCrop™. Resultado da inovadora tecnologia RESS (Rápido, Eficiente, Sistêmico e Seguro), confere ao produto máxima qualidade no fornecimento de Cobre, promovendo melhor desempenho às plantas. O produto possui Cobre Bioativo, que é mais efetivo na proteção, ajuda a liberar e disponibilizar íons de Cobre além de auxiliar no Manejo Integrado de doenças.

Tecnologia RESS
Rápido – Possui fonte de cobre extremamente solúvel e complexada por aminoácidos que neutralizam a bivalência positiva do elemento, facilitando seu acesso à planta.

Eficiente – É mais bem aproveitado por possuir grande parte do Cobre presente em sua composição na forma bioativa. É três vezes mais efetivo do que seu principal concorrente no mercado.

Sistêmico – Confere maior mobilidade ao Cobre no interior da folha, atuando diretamente onde há maior demanda.

Seguro – Tem baixo impacto ambiental e permite uma menor exposição do colaborador que o manuseia, por se tratar de uma fonte de cobre menos agressiva e por ser aplicado em baixa dosagem.

Fonte: Lálika Stadnik /  Improcrop do Brasil

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.