2 de fevereiro de 2012

Citricultores Brasileiros podem eliminar o uso de Fungicida

Haines City – Produtores de laranja brasileiro concordam em eliminar gradualmente a utilização de carbendazim, um fungicida banido nos EUA, que foi encontrado no suco de laranja e levou às autoridades federais a proibirem 11 embarques de suco importados na semana passada e, potencialmente, os próximos embarques.

Mas pode levar até 18 meses para eliminar todos os vestígios de carbendazim no suco de laranja enviado para os EUA, disse Christian Lohbauer ao jornal The Ledger, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Citrus, na segunda-feira em um telefonema de seu escritório de São Paulo.

Lohbauer também discutiu um estudo de impacto econômico a pedido de sua associação, e feito por Thomas Prusa, um professor de economia da Universidade Rutgers, especializado em comércio internacional, que mostraram graves impactos para a economia dos EUA se, na pior das hipóteses, todas as importações brasileiras de suco de laranja cessarem.

No estudo, Prusa estima que a economia dos EUA perderia imediatamente de 300 a 500 empregos nas fábricas de processamento de suco, instalações portuárias e outras empresas diretamente afetadas por um corte do suco de laranja Brasileiro, disse Lohbauer. Os EUA perderiam 1.000 postos de trabalho nos próximos 18 meses.

O estudo também mostrou que os preços no varejo do suco de laranja nos EUA aumentaria 60% durante os próximos seis meses, e que as empresas de suco EUA perderiam entre R$ 46 milhões e US$ 118 milhões em lucros este ano, e o governo federal, por sua vez, perderia U$ 50 milhões em tarifas, ele afirmou.

O impacto económico real das ações da FDA “poderia ser menor. E provavelmente vai ser”, disse Lohbauer.

Estimativas do Departamento de Citrus da Flórida dão conta de que o Brasil enviará 202,5 milhões de galões de suco de laranja para os EUA e Canadá durante a temporada 2011-2112. Lohbauer concorda que era uma projeção razoável antes da controvérsia do carbendazim.�

Autor: Kevin Bouffard – The Ledger  / Tradução: Gilberto Tozatti

Publicado no Sanicitrus

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.